Quais são os limites morais para o uso de tecnologias na guerra?

Intitulado “Guerra e Inteligência: Quais os limites morais no emprego das novas tecnologias?”, o debate terá a participação de Felipe Pathé Duarte, professor no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, Francisco Proença Garcia, Tenente-Coronel e professor na Universidade Católica) e Bruno Cardoso Reis, professor do Instituto de Defesa Nacional.

Os especialistas vão debater sobre os limites morais no emprego das novas tecnologias: os desafios éticos que se levantam com as novas tecnologias; as diferenças que se colocam aos decisores políticos e militares; e devem as decisões ser tomadas a milhares de quilómetros de distância? Como controlar as novas ferramentas de inteligência? Este é um momento particularmente sensível, com uma série de atentados nas últimas semanas, o debate sobre as comunicações encriptadas entre terroristas e a disputa entre a Apple e o FBI.

A sessão vai decorrer nos cinemas UCI do El Corte Inglês, no dia 28 de Março, às 21h, seguida da antestreia do filme “Operação Eye in the Sky”, realizado por Gavin Hood e que retrata “o mundo sombrio das guerras executadas por drones remotamente controlados.”

Nele, Katherine Powell (Helen Mirren), Coronel e oficial da inteligência militar com sede em Londres, está a comandar remotamente uma operação ultra secreta com recurso a drones para capturar um grupo perigoso de terroristas em Nairobi, no Quénia. Mas a missão passa repentinamente de uma operação de “captura” para “a abater” quando Powell se apercebe que os terroristas estão prestes a embarcar num atentado suicida.

Da sua base no Nevada, Steve Watts (Aaron Paul), um piloto americano de drones, está prestes a destruir o alvo quando uma menina de nove anos de idade entra na zona de ataque. Com imprevistos danos colaterais a entrar agora na equação, a ordem de ataque vai passando pela “hierarquia de poder” de políticos e advogados, ao mesmo tempo que o tempo vai passando. 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 hora ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

18 horas ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

2 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

7 dias ago