Qualcomm lança processador para carros conectados

A Qualcomm aproveitou o palco do CES 2016, que arranca hoje oficialmente em Las Vegas, para lançar o processador Snapdragon 820 Automotive para carros conectados. É uma versão do mesmo 820 que se estreia num smartphone da chinesa LeTV, também anunciado no evento.

* em Las Vegas

A principal característica da família Snapdragon 820A, um system-on-chip, é que torna os sistemas de bordo dos carros atualizáveis, tanto em termos de hardware como de software. O CEO da Qualcomm, Steven Mollenkopf, não soube responder quando lhe perguntaram qual é o ciclo de vida de um sistema destes – quando é que se considera obsoleto. Mas referiu que a intenção é “revolucionar” a tecnologia automóvel, tornando o carro capaz de evoluir à medida que a empresa lança mais tecnologia.

“Não somos neófitos no segmento automóvel”, disse o executivo, numa conferência de imprensa por convite que não teve a fanfarra de outras tecnológicas em Las Vegas. “Já vendemos 340 milhões de ASICS com vinte OEMs diferentes e 50 marcas. É algo que temos feito ao longo de vários anos.”

O 820A é “inteligente, tem um core de 64-bit“, acrescentou. Deteta as faixas de rodagem e compreende os sinais de trânsito, percebe para onde está virada a cabeça do condutor e faz um mapeamento em tempo real, que foi demonstrado na apresentação. Tudo ligado por LTE.

A plataforma de inteligência artificial do chip, “Zeroth“, foi desenhada para que as construtoras automóveis desenvolvam soluções de aprendizagem autónoma, e a Qualcomm irá disponibilizar um kit para programadores com o lançamento do 820A.

A indústria automóvel está em força no evento de tecnologia, com novidades da Toyota, Volkswagen, Faraday Future, Kia e Ford, além de múltiplas fabricantes de hardware e software que desenvolveram soluções para o sector.