Qualcomm pode estar a preparar cisão de ativos

A fabricante de chips de computadores Qualcomm pode estar a conduzir uma revisão estratégica que irá resultar na cisão de seus ativos, avançou a agência Reuters.

A empresa também anunciou um plano de cortar despesas em cerca de 1,4 mil milhões de dólares e reduzir em cerca de 15 por cento o quadro de funcionários.

A empresa disse ainda que pode devolver dinheiro aos acionistas.

Esta ideia não e propriamente nova à empresa norte-americana já que recentemente a Jana Partners, um dos maiores acionistas da fabricante de semicondutores norte-americana, pediu à Qualcomm para considerar a separação dos seus negócios de chips e de patentes. Uma cisão através da qual a firma de investimentos quer fazer crescer o valor de mercado da tecnológica, que tem lutado para se manter na mó de cima no setor dos dispositivos móveis.

A Jana Partners parece acreditar que a Qualcomm já viu melhores dias e que a separação das unidades de chips e de licenciamento de patentes fará com que a empresa cimente a sua posição no mercado dos semicondutores para dispositivos móveis, a coluna vertebral do seu negócio e crescimento.

Em março, a Qualcomm disse que iria recuperar ações no valor de até 15 mil milhões de dólares e aumentar os dividendos trimestrais. Ademais, a empresa afirmou que uma porção de pelo menos 75 por cento do seu cash flow operacional seria devolvido aos investidores numa base anual.