Quebra na receita e nas ações da Intel

A previsão de uma descida acentuada na receita referente ao atual trimestre, bem como às margens de lucro, da Intel provocaram a queda de 2,7 por cento das ações. A razão prende-se com a diminuição do negócio dos PCs, a base da Intel,  que atingiu uma quebra de três por cento.

unnamed

A Intel, empresa especializada na criação de processadores informáticos, anunciou a previsão de receitas e margens dececionantes para este trimestre, gerando uma queda de 2,7 por cento das ações na bolsa. No quarto trimestre registou-se uma descida de três por cento, em relação ao anterior, nas receitas provenientes da área dos computadores que passou, assim, a valer 8,9 mil milhões de dólares.

A queda no mercad0 dos PCs tem sido anunciada nos últimos meses, mas não chegou a atingir os níveis negativos esperados, levando a crer que o mercado terá, de facto, estabilizado. No entanto, a Intel parece não partilhar deste positivismo e não acredita numa recuperação do negócio.

O diretor financeiro da Intel, Stacy Smith, em declarações à Reuters, afirmou que, em 2015, esperam “um equilíbrio, ainda que nada de espetacular”. Ainda assim, explicou que, “apesar do tépido mercado dos computadores, a Intel está à espera de um crescimento percentual da receita de cerca de um dígito”, devido a um crescimento mais rápido na distribuição de chips para data centers e dispositivos com acesso à internet.

A previsão para o primeiro trimestre do ano é de cerca de 13,76 mil milhões dólares em receita e de 60 por cento para as margens brutas. Devido a esta previsão,  as ações da Intel desceram, então, 2,7 por cento com um valor de 35,28 dólares.