Categories: Negócios

Queda nos lucros não deve estragar planos da Microsoft

A Microsoft reportou uma queda de 10% no lucro do segundo trimestre fiscal, o que a par da queda nas vendas de computadores pessoais, retraiu a procura por licenças do Windows.

O lucro líquido foi de 5,86 mil milhões de dólares, ou 0,71 dólares por ação, no último trimestre. No mesmo período do ano anterior, o lucro registado foi de 6,56 mil milhões de dólares, 0,78 dólares por ação.

Ainda assim, houve um aumento da receita. O volume de negócios na cloud, uma das grandes apostas de Redmond, ajudou a catapultar o faturamento, registando 26,6 mil milhões de dólares, um aumento de 8%, mais do que o mercado previa.

O setor de entretenimento, com o ecossistema do Xbox One, também teve bom desempenho, lado a lado com os smartphones Lumia.

A expectativa da empresa é que, com o Windows 10, novas oportunidades de negócios surjam, especialmente pela atração de novos developers interessados na facilidade de programação de aplicações universais para todos os dispositivos Windows.

A estratégia de Satya Nadella, que dá prioridade à cloud e ao mobile, começa a mostrar resultados. Se a mudança do paradigma do ecossistema Windows mostrar-se efetiva, a Microsoft pode ganhar novo fôlego e ganhar mais relevância, reconquistando o destaque que já teve, no cenário tecnológico.

Jocelyn Auricchio

Atua como jornalista especializado em tecnologia há mais de 20 anos, escrevendo para as maiores empresas de mídia do Brasil, como Editora Abril e Jornal O Estado de São Paulo. Além de foco em cobertura B2B e B2C, tem especial interesse nos bits e bytes do mundo hacker. Entusiasta por tecnologia desde que conseguiu formular as primeiras frases, está em busca de um mítico notebook para jogos com grande autonomia de bateria. Acredita em café bom, chocolate amargo e comida decente.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago