Categories: Segurança

Opinião | Ransomware: quando a ameaça se torna realidade

Para a maioria das empresas, esta complexidade deve-se ao facto de muitas das suas aplicações chave funcionarem sobre sistemas operativos antigos (às vezes sem suporte), que não contam com as atualizações de segurança necessárias para parar o avanço de ataques potenciais. Devido a isto, é necessária uma plataforma de dados que não só cubra o núcleo da empresa ou os ambientes de nuvem pública ou privada, como também os postos de trabalho. Uma que possa armazenar cópias imutáveis e atuais de todo esse ambiente, para assegurar a recuperação rápida ante um desastre destas características.

Baseando-nos na nossa experiência com empresas de todo o mundo compilámos uma série de conselhos para proteger e recuperar a informação face a um ataque de ransomware.

  1. Desenvolver um programa que cubra todas as suas necessidades de dados. Deve identificar onde estão armazenados os seus dados, determinar os seus fluxos de trabalho e os sistemas que se utilizam para gerir os dados, avaliar os riscos, aplicar controlos de segurança e planificar a resposta a possíveis ameaças. Se algo não está protegido, não pode ser recuperado.
  2. Utilizar tecnologias de proteção de eficácia comprovada. Necessita soluções que detetem e notifiquem ataques potenciais, que tirem partido dos grupos externos de resposta a emergências informáticas, que conservem uma imagem de referência dos sistemas e configurações, que mantenham uma estratégia de backup completa e que proporcionem formas de monitorizar a sua eficácia.
  3. Aplicar processos de backup e de disaster recovery. Não confie apenas nos snapshots ou nas réplicas de dados. As suas cópias de segurança podem ser encriptadas ou corrompidas tão facilmente como o seu computador. Se o seu processo de backup não oferece proteção contra ransomware e não armazena os seus dados da forma apropriada, o seu plano de recuperação também estará em risco.
  4. Educar os colaboradores acerca dos perigos do ransomware e como proteger os postos de trabalho. A formação dos colaboradores é fundamental. A maioria das falhas de segurança devem-se a simples erros humanos. 

Avaliar se se está preparado para um ataque de ransomware e aplicar estas simples medidas pode ser garante de que a sua organização está a fazer o possível para evitar as consequências nefastas deste tipo de ataques. O objetivo é minimizar estas consequências e recuperar os dados, para que o negócio possa prosseguir sem sobressaltos.

Bit Magazine

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

18 horas ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

1 dia ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

3 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

6 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago