Razões para adotar uma estratégia de transformação digital

Graças à digitalização, as empresas portuguesas atingiram os 16% de volume de negócio em comércio eletrónico em 2021.

A transformação digital tem sido uma área chave de desenvolvimento para as empresas. Não é algo novo, mas a pandemia impulsionou a digitalização das empresas portuguesas em 2021, com as mais avançadas no processo de transformação digital a obterem melhores resultados, como apontava o estudo da consultora BCG em parceria com a Google e a Nova SBE.

A este respeito, a Keepler Data Tech, aponta as principais razões que devem levar as empresas a adotar uma estratégia de transformação digital:

Redução de custos e tempo. A digitalização dos processos e a sua automatização favorece sinergias positivas entre as pessoas e as máquinas. O resultado é reduzir a dedicação humana a tarefas repetitivas e dedicar este tempo a tarefas mais criativas, nas quais os seres humanos contribuem com o seu verdadeiro valor.

Melhorar a governação da informação. Os dados são um ativo cada vez mais importante nas empresas. A utilização de novas tecnologias de forma adequada, orientada e no âmbito das boas práticas de Data Management, permite uma maior rastreabilidade da vida dos dados.

Análise de desempenho. A utilização de sistemas de gestão baseados em soluções tecnológicas permite uma gestão mais eficiente das equipas, e a focalização nos resultados, com KPIs que medem o desempenho objetivamente.

Aumento das vendas. Nos últimos anos, foram criados novos canais de interação com o cliente, o que levou a um aumento das possibilidades de venda. A tecnologia torna possível criar sistemas de identidade de clientes 360 para construir identidades anónimas que recolhem todas estas interações através de vários canais, tornando possível segmentar melhor as campanhas e melhorar a taxa de conversão.

Redução de riscos. Em ambientes industriais, a robotização é uma tecnologia emergente que reduz os tempos de produção, os erros humanos, e até evita pôr em perigo os trabalhadores.

Novos modelos de trabalho. Com o teletrabalho e o trabalho híbrido agora bem estabelecidos, são necessárias as mesmas ferramentas ou ferramentas equivalentes para reproduzir tudo o que fazemos no escritório: comunicar em tempo real, marcar reuniões ou simplesmente trabalhar em conjunto num documento. As empresas que otimizaram as suas ferramentas para serem versáteis para qualquer modelo de trabalho têm uma clara vantagem.

Melhorar a experiência do cliente. A experiência do cliente é uma prioridade máxima em qualquer modelo de negócio do cliente final, de tal forma que 53% das empresas europeias dizem que as ferramentas de experiência do cliente foram um investimento elevado no ano passado, de acordo com o recente inquérito Software Business Technographics. Nesta área, as soluções de Big Data e Inteligência Artificial chegaram para ajudar, permitindo compreender melhor as características e interesses dos utilizadores, e mesmo prever o seu comportamento.

Desenvolver novos modelos de negócio. A utilização de plataformas e aplicações sociais para diferentes fins não teria sido viável há 10 ou 15 anos, uma vez que a tecnologia não estava disponível ao nível das telecomunicações, processamento, ou simplesmente não estava tão democratizada como está hoje.

A transformação digital é uma obrigação para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, que queira ser rentável, competitiva e resiliente em ambientes cada vez mais mutáveis. A tecnologia tem provado ser um grande aliado para as empresas. Os investimentos iniciais, fazendo uso de plataformas hiper-escalonadas, não são tão elevados como se poderia pensar se optasse por soluções adaptadas às necessidades do momento, escalonáveis, automatizadas e altamente orientadas para a resolução de problemas ou desafios empresariais reais”,, adianta Pedro Matos, Business Development Manager e responsável de negócio para Portugal da Keepler Data Tech.