Red Hat excede expectativas graças a cloud e open source

Sendo uma das responsáveis pela distribuição do sistema operativo Linux, a Red Hat apresentou os últimos resultados financeiros onde figuram valores superiores aos esperados pelos analistas de Wall Street. A empresa terá vindo a beneficiar do crescente interesse em software livres e em serviços cloud.

redhat

Os mais recentes números da Red Hat demonstram que, no último trimestre, os resultados líquidos da empresa alcançaram os 47,7 milhões de dólares o que representa um aumento de cerca de dois milhões relativamente ao mesmo período do ano anterior. As ações da Red Hat subiram, por isso, de 24 cêntimos para 26 cêntimos.

As receitas aumentaram 16 por cento ultrapassando os 450 milhões de dólares o que significa que as ações sofreram uma valorização importante, passando a valer 43 cêntimos. As previsões apontavam para 41 cêntimos por ação.

Conhecida por ser a maior distribuidora do Linux mas não só. A Red Hat tem no seu catálogo de produtos, soluções cloud, armazenamento, serviços de virtualização ou desenvolvimento de plataformas para programadores. No entanto, é graças ao sistema operativo construído sob o modelo de open-source que a Red Hat tem obtido a grande maioria dos seus clientes.

Com o Linux, as empresas podem criar os seus próprios sistemas a partir de estruturas pré-desenvolvidas e padronizadas, nomeadamente para suportar big data. A Red Hat conta, por isso, com clientes como a Adobe ou a Verizon mas enfrenta também a concorrência de nomes como a Oracle.

Entre os principais motivos para o crescimento da receita da empresa, encontram-se a procura continuada e exigente de soluções cloud bem como o interesse por software livre e altamente personalizável.

Apesar de a Red Hat disponibilizar o seu software de modo totalmente gratuito, o modelo de negócios que utiliza faz com que seja uma peça essencial noutros âmbitos ao vender subscrições de suporte técnico bem como serviços de formação.