Reddit: nova administração e nova política de conteúdos

A Reddit tem uma nova política de atuação. Depois de seis anos longe dos focos da ribalta, o co-fundador da empresa regressa ao cargo de CEO para combater práticas ilegais, spam, a publicação de informações privadas e conteúdos de cariz sexual.

O cargo de diretor executivo da Reddit ficou vago no passado dia 10 de julho, depois da então CEO Ellen Pao ter sido afastada, no âmbito de problemas internos relativos a protestos de discriminação de género. O espaço foi, então, ocupado por Steve Huffman, que ajudar a dar visa à Reddit, em 2005, e que agora tem em mãos uma tarefa hercúlea: revitalizar a imagem da empresa.

Na quinta-feira, Huffman reiterou a sua determinação em por termo à publicação de conteúdos de contornos ilegais ou que, de alguma forma, possam ferir a suscetibilidade dos utilizadores da plataforma.

No entanto, parece que estes conteúdos continuariam acessíveis. O New York Times disse que as medidas propostas colocariam os conteúdos mais “sensíveis” numa categoria distinta da dos conteúdos ditos “aceitáveis”, podendo ser acedido através de um registo no website, pelo que seria apenas visualizados por quem, com efeito, os quer ver. Huffman, diz a publicação nova-iorquina, terá dito que conteúdos desta estirpe não gerariam receitas para a Reddit.

A proposta está, no entanto, sujeita a modificações e a empresa espera contar com os pareceres dos seus utilizadores para aprimorá-la.

A guerra contra conteúdo impróprio foi já conduzida por vários líderes da Reddit, incluindo a antecessora de Huffman e o co-fundador Alexis Ohanian. Contudo, as medidas aplicadas foram causticamente criticadas pela comunidade de utilizadores, que acusaram a empresa de atentar contra a liberdade de expressão. As opiniões face à nova política do agora CEO dividiam-se: uns acreditavam que era necessária para assegurar o bom funcionamento da plataforma, enquanto outros alegavam que se cosia por linhas censórias.

Desde 2009, altura em que deixou a direção executiva da Reddit, Steve Huffman estev envolvido, diz o New York Times, em projetos de empreendedorismo, incluindo a empresa Hipmunk, um website de viagens que co-fundou e no qual assume funções de diretor tecnológico.