Categories: MobilidadeSegurança

Redes militares podem agora utilizar o KNOX da Samsung

O Samsung KNOX recebeu hoje o selo de aprovação do Departamento de Defesa norte-americano, que o considerou adequado para utilização nas redes militares como plataforma de gestão de dispositivos móveis.

O DD permite agora que os Samsung Galaxy S4 que operem sobre o sistema operativo Android 4.4 e que integrem o programa KNOX sejam utilizados nas infraestruturas informáticas do segmento governamental, coincidindo com as orientações dadas pela Agência dos Sistemas Informáticos de Defesa dos Estados Unidos (DISA).

Desta forma, o KNOX permitirá o acesso ao serviço de correio eletrónico oficial do Departamento, a um calendário sincronizado e a uma rede de contactos oficiais. Os funcionários podem, através de dispositivos que se encontrem em conformidade com as especificações do DD norte-americano, aceder a uma plataforma de aplicações móveis devidamente aprovada.

O Pentágono tem consistentemente preferido os smartphones da canadiana BlackBerry, mas nos últimos tempos tem vindo a meditar sobre o lançamento de uma estratégia que abarque uma multiplicidade de sistemas operativos.

Em maio do ano passado, a DISA sancionou a utilização do iOS 6 em redes das forças militares, e somente uns meses mais tarde autorizou o uso de aparelhos BlackBerry 10 que operem sobre o BlackBerry Enterprise Service.

O governo do Reino Unido avançou, no início deste semana, que iria permitir que os trabalhadores dos demais setores públicos utilizassem smartphones Samsung escudados pelo KNOX e que integrem o Android 4.3.

O “elemento-rei” e aspeto diferenciador do KNOX é o facto de conseguir proteger os dispositivos móveis desde o nível mais nuclear ao das aplicações. A sul-coreana coloca no KNOX todas as suas esperanças de ele conseguir colmatar quaisquer apatias que possam existir nos mercados de smartphones, sendo uma das suas ferramentas na conquista da esfera da mobilidade empresarial.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago