Reguladora austríaca autoriza Slim a comprar Telekom Austria

A gigante das telecomunicações mexicanas América Móvil recebeu hoje luz verde da Agência Federal de Concorrência da Áustria para avançar com os seus planos para totalmente adquirir a restante percentagem da Telekom Austria que não está ainda nas suas mãos, uma estratégia que visa controlar uma das maiores operadoras de telecomunicações austríaca.

slim america movil

Em abril, a empresa do multimilionário Carlos Slim e o governo da Áustria haviam acordado em concentrar as suas participações, o que dar-lhes-ia uma percentagem de 55 por cento num dos antigos monopólios do setor das telecomunicações.

A autoridade austríaca para a competição garantiu hoje que não iria levantar obstáculos à “aquisição para exclusivo controlo” da Telekom Austria por parte da América Móvil.

O acordo está também a ser escrutinado pela reguladora das telecomunicações e pela Autoridade Financeira de Mercado austríacas, uma vez que a unidade Paybox Bank da Telekom Austria possui uma licença bancária.

No passado dia 15 de maio, a publicação jornalística austríaca Wiener Zeitung noticiou que a América Móvil oferecera cerca de sete euros por cada uma das restantes ações da Telekom Austria que ainda não detém.

Esta aquisição fará com que o braço da gigante mexicana se estenda até à Europa, numa altura em que Carlos Slim procura salvaguardar o seu negócio da pressão de que tem sido alvo por parte das autoridade reguladoras na América Latina.

Assim, a América Móvil tem estado em negociações com os vários stakeholders da Telekom Austria, entre eles a ÖIAG, que tem pavimentado o caminho para que a mexicana se apodere da operadora austríaca.

Leia também : Bit2Me adquire Dekalabs