Remessas de PCs caem 5,2% no primeiro trimestre deste ano

As remessas globais de PCs caíram no primeiro trimestre de 2015, de acordo com dados da Gartner. A redução foi de 5,2 por cento quando comparado com o mesmo período de 2014. Passando para números, as remessas de PC totalizaram 71,7 milhões durante os primeiros três meses de 2015.

pc sales

“A indústria dos PCs recebeu um impulso em 2014, com várias companhias a substituir os seus PCs devido ao fim do suporte do Windows XP, mas esse ciclo de substituição atenuou-se no primeiro trimestre de 2015”, disse Mikako Kitagawa, analista da Gartner.

“No entanto, esta queda não é necessariamente um sinal de más vendas de PCs a longo prazo. Os PC mobile, onde se incluem notebooks, dispositivos híbridos e tablets do Windows, cresceram, em comparação com o ano anterior. Os resultados do primeiro trimestre sustentam nossa projeção de uma queda moderada nas remessas de PCs em 2015”, explicou.

A Gartner mostra na sua análise que as remessas dos chamados PC de secretária caíram rapidamente.

A Lenovo e a HP são os principais vendedores globais, com a primeira a vender mais de 13 milhões de PCs nos primeiros três meses deste ano. A HP vendeu mais de 12 milhões. Assim, a Lenovo consegue uma quota de mercado de 18,9 por cento, acima dos resultados conseguidos no mesmo período de 2014. Entre as marcas mais vendidas, estão também a Dell, ASUS e Acer.