Categories: Negócios

Resolução de ano novo de Mark Zuckerberg: um mordomo virtual

“O meu desafio pessoal em 2016 é construir um sistema de inteligência artificial simples para controlar a minha casa e ajudar no meu trabalho. Pensem nisso como uma espécie de Jarvis em ‘Homem de Ferro'”, escreveu o milionário.

No início de cada ano, Zuckerberg escolhe um desafio pessoal para “aprender coisas novas” e sair da zona de conforto no trabalho que faz no Facebook. Nos últimos anos, um dos desafios foi ler dois livros por mês, outro aprender mandarim e outro conhecer uma pessoa nova todos os dias. Este ano, é construir um mordomo virtual, com um tema associado: invenção.

Zuckerberg vai começar por explorar as tecnologias já existentes – assistentes digitais não são coisa nova. Depois de escolher um, irá ensinar-lhe a reconhecer a sua voz para controlar tudo em casa, desde a música às luzes e temperatura ambiente. “Vou ensinar-lhe a abrir a porta a amigos reconhecendo as suas caras quando tocam à campainha. Vou ensinar-lhe a avisar-me de alguma coisa que esteja a acontecer no quarto da Max que tenho de ir ver quando não estou com ela”, detalhou o CEO, referindo-se à filha recém-nascida. “No que toca ao trabalho, vai ajudar-me a visualizar dados usando realidade virtual para me ajudar a desenvolver serviços melhores e a liderar as minhas organizações de forma mais efetiva.”

Zuckerberg pretende programar o seu mordomo virtual sozinho, dizendo que é um “tipo diferente de recompensa” em relação ao trabalho que desenvolve com os engenheiros do Facebook, do Oculus e do Messenger – em que a rede social está a testar funcionalidades de inteligência artificial e tem até um assistente digital, denominado M. “Deverá ser um desafio intelectual divertido.”

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

21 horas ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

4 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

5 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

7 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

2 semanas ago