Resultados da Novabase assentes no crescimento internacional

Com um volume de negócios de 105,9 M€, os resultados consolidados da Novabase no primeiro semestre de 2014, refletem a contração do mercado doméstico e a aposta da empresa nos serviços e no negócio internacional.

 

O volume de negócios da Novabase nos seis meses de 2014 ficou abaixo do guidance anual linearizado, essencialmente devido à contração do negócio doméstico que foi, ainda assim, compensado em parte pelo crescimento internacional cujo crescimento se cifra nos 38% se lhe retirarmos o efeito da alienação do negócio de Digital TV/SIP. Houve também um crescimento importante no peso da prestação de serviços que representa agora mais de dois terços do volume de negócios total gerado.

Também a rentabilidade da empresa foi penalizada pela degradação das margens no negócio doméstico, conjuntamente com a aceleração da estratégia de internacionalização que levou a alguns investimentos como, por exemplo, a inauguração de um novo centro logístico em Talatona (Angola) para dar suporte às operações da empresa neste país.

A nível bolsista, a cotação das ações da Novabase valorizou-se 37,2% nos seis meses de 2014 o que deixa a empresa otimista por comparação com a evolução dos dois índices que utiliza como referência: PSI20 que valorizou 3,7% e EuroStoxx Technology que desvalorizou 3,2%. Descontando a remuneração acionista, a valorização dos títulos Novabase teria sido de 44,8%.

As perspetivas para o resto do ano são de manutenção das adversidades no contexto doméstico que, segundo Luís Paulo Salvado, CEO da Novabase “se tem revelado mais difícil do que havíamos antecipado no início do ano”. Ainda assim, o gestor não vê razões para corrigir a linha traçada: “no plano internacional confiamos na concretização do nosso pipeline comercial, reafirmando ser esta a nossa primeira prioridade”.

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago