Categories: NegóciosProjetos

Revolução tecnológica tem de ser “combatida” com capital humano e cooperação

Esta foi a principal conclusão da Conferência Internacional da APIGRAF que decorreu na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Um encontro que juntou mais de 200 representantes e profissionais das principais empresas do setores gráfico e transformador do papel.

“A indústria 4.0 é uma realidade que nos irá necessariamente afetar a todos, enquanto fornecedores, produtores e consumidores e nas diversas cadeias de valor em que nos inserimos. Torna-se fundamental a cooperação. Se há desafios que poderemos abordar de forma individualizada, outros, como este, requerem pela sua complexidade e magnitude uma aposta forte na persecução dos interesses mútuos entre os vários parceiros”, referiu em comunicado Lopes de Castro, presidente da APIGRAF.

O mote foi dado desde logo pelo presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, para quem “a questão Indústria 4.0 deverá estar enquadrada na questão mais abrangente da competitividade e não ser tratada como uma receita milagrosa desligada dos restantes temas da competitividade”. “Acima de tudo, a política industrial deve colocar a competitividade como preocupação transversal na intervenção do Estado na economia”, acrescentou.

Para os intervenientes na Conferência Internacional da APIGRAF, o desenvolvimento tecnológico aparece, sobretudo, como uma oportunidade: para a inovação e crescimento do setor, através do alargamento a novos segmentos de negócio e a otimização de processos de produção.

O incremento da produtividade através da automatização requer uma adequação da estrutura empresarial. A aposta no capital humano, através da educação e formação, mas também da integração dos profissionais no desenvolvimento de novas respostas e novos modelos de gestão, adaptados à realidade de uma indústria inteligente, aparece como uma peça fundamental. Desde logo, por ser central nas várias estratégias de adaptação. Aqui, questões como a Liderança e a Gestão da Mudança assumem uma importância específica.

A conferência contou, entre outros, com as intervenções de António Saraiva, presidente da CIP, Fábio Mortara, presidente da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas, Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC, Harvard Grjotheim, CEO da O7 Media, e Steve Harrison, diretor criativo e especialista em comunicação.

 

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago