Robô educativo Zowi da BQ chega a Portugal por 99,90 euros

A BQ, mais conhecida pelos seus smartphones e tablets de custo razoável, explica que este robô pretende “ajudar as crianças a aprenderem enquanto brincam” e é uma primeira aproximação real entre os mais novos e a tecnologia. A marca montou um ecossistema em torno do Zowi, que inclui uma aplicação móvel, uma página online e uma ferramenta de programação.

“O Zowi desperta a atenção da criança pelo seu aspeto divertido, pelos múltiplos movimentos que integra, mas também pela curiosidade no modo como funciona”, defende a BQ. “Progressivamente, a criança descobrirá que a tecnologia pode ser simples, próxima e apaixonante, podendo mesma criá-la.” É uma espécie de “do it yourself” educativo.

O robô em si dança, caminha, evita obstáculos e responde a toques e sons. Pode ser controlado através da aplicação Android disponível na loja Google Play (não há referência a iOS, por enquanto) e tem vários jogos incluídos.

Mas o mais interessante é a componente de programação, um primeiro contacto que as crianças podem ter com esta área através de Bitbloq, uma ferramenta de criação por blocos rápida e intuitiva, concebida para estas idades. A partilha dos projetos pode ser feita com outras crianças que também usem Bitbloq, e o site do Zowi permite saber mais sobre o que se pode fazer com o robô (está disponível no site da BQ Portugal).

Depois de terminarem cada projeto, as crianças conseguem desbloquear novos desafios. A ideia, acrescenta a BQ, é aproximar de forma natural as três áreas necessárias para dominar a tecnologia: o hardware, porque as crianças poderão desmontar e voltar a montar o robô em passos simples, descobrindo como funciona a eletrónica por dentro; o software, porque podem controlar o Zowi programando-o através da aplicação, e o design, porque podem criar os seus próprios complementos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

5 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago