Ronnie Leten proposto como novo chairman da Ericsson

O antigo CEO da Atlas Copco, empresa ligada à indústria mineira, terá ainda que aguardar que a sua nomeação seja aprovada pelos acionistas para subsituir Leif Johansson.

O atual chairman anunciou, em julho, que não está disponível para se manter no cargo e o comité de nomeação da Ericsson esteve à procura de um substituto para o sueco tendo agora proposto Ronnie Leten.

Sob o seu comando, as ações da Atlas Copco subiram mais de 300%, com os investidores a elogiarem a sua eficiência na contenção de custos e políticas de vendas. O executivo belga é atualmente chairman da Electrolux mas já indicou que deixará essa posição para  se juntar à Ericsson. 

“Encontrámos a pessoa certa para assumir a posição de chairman na Ericsson, trazendo experiência e competências que irão beneficiar a empresa. Ronnie Leten tem um historial muito forte no que diz respeito à criação de valor”, indicou, em comunicado, Johan Forssell, chairman do Comité de Nomeação da  Ericsson.

“O Sr. Leten é um empresário muito talentoso, tecnicamente experiente e estrategicamente versátil. Além disso, tem significativa experiência na digitalização de grandes operações, o que irá beneficiar o trabalho que está a ser feito pela Ericsson em conjunto com os seus clientes”, acrescentou o responsável.

A empresa sueca eestá a tentar melhorar os seus resultados, algo que não será fácil em virtude da forte concorrência chinesa, sobretudo da Huawei. A Ericsson tem apostado muito forte no 5G mas esta estratégia só irá dar frutos daqui a alguns anos quando a nova rede estiver a funcionar comercialmente.