Categories: MobilidadeSmartphones

Samsung poderá enfrentar quebra de vendas

O insucesso da tecnológica sul-coreana deve-se ao facto de integrar o mesmo sistema operacional Android utilizado também pelas suas rivais de mercado que crescentemente produzem “mais e melhores telefones próprios”, diz a Reuters.

Ben Thompson, analista da Stratechery.com, refere à agência noticiosa que “a letra está dada há tempos para qualquer fabricante de Androids topo de linha: tão logo aparelhos inferiores se tornem ‘bons o suficiente’, não haverá mais razão para comprar uma marca de luxo”.

No segundo trimestre deste ano, as margens da divisão de smartphones da Samsung assistiram a um decréscimo de 10,6 por cento comparativamente aos 15,5 por cento verificados em 2014.

A Samsung garantiu à Reuters que pretende maximizar, ainda mais, a sua rentabilidade e participação no mercado, pelo que planeia lançar smartphones mais sofisticados com ecrãs maiores, bem como outros dispositivos com preços mais acessíveis.

Peritos na área apoiam a decisão do grupo em manter-se num mercado que tanto dinheiro tem trazido à companhia e que tem impulsionado as suas divisões de componentes eletrónicos. No entanto, os entendidos afirmam igualmente que a Samsung não conseguirá fazer face ao mercado da Apple no que toca a aparelhos sofisticados com base apenas em hardware. Estes acreditam que a marca continuará a ter vendas inferiores às da gigante norte-americana.

Lee Seung-woo, analista do IBK Securities, prevê que, em 2015, a margem de lucro da Samsung atinja os 9,3 por cento, o valor mais baixo até agora alcançado desde o lançamento do primeiro Galasy S, em 2010. O analista revela à agência de notícias que “Alguns parecem acreditar que um produto bem feito venderá bem, mas o Galaxy S6 mostrou que essa premissa está errada”.

Leia também : Leiria não existe?
Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago