Samsung lança smartphone com Tizen na Índia

A Samsung lançou um smartphone com sistema operativo Tizen, na Índia, o Z1, confirmando assim os rumores de que o sistema poderia ser incorporado num dos novos modelos da marca.

Samsungs-Tizen-OS-run-smartphones cizento

Já não era novidade que a marca sul-coreana queria romper com a dependência do sistema operativo Android, dominante em todos os seus modelos. O smartphone com Tizen, o Z1, pode ser o primeiro passo da marca para a construção de um ecossistema sem Android à vista.

O Z1 só está disponível na Índia e foi posto à venda esta quarta-feira, com um preço de 5700 rupias, algo como 92 dólares. O objetivo é conseguir conquistar os consumidores que adquirem um smartphone pela primeira vez, algo que está a acontecer no mercado indiano.

O modelo tem um ecrã de quatro polegadas, um ‘corpo’ em plástico e uma interface simplificada. O modelo de baixo custo – já que está abaixo da marca dos cem dólares – tem como concorrentes os modelos da Micromax, também vendidos na Índia.

Apesar de já ser o terceiro maior fabricante de smartphones a nível mundial, a maior parte dos consumidores indianos ainda não aderiu a estes dispositivos. Tendo uma das maiores populações do planeta, a Índia é um mercado com um enorme potencial de crescimento nesta área.

A Samsung ainda não decidiu se irá lançar o Z1 noutros países. Enquanto essa decisão não é tomada, consumidores fora da Índia poderão experimentar o sistema operativo Tizen em mais dispositivos da marca sul-coreana, como wearables ou televisões, como foi anunciado no CES 2015, na semana passada.

A integração do Tizen nos smartphones da marca num mercado como a Índia parece ser uma espécie de teste ao sistema operativo, que tem como particularidade o funcionamento em open-source. Os atrasos no lançamento deste smartphone fizeram com que o ceticismo e a desconfiança em relação ao sistema crescessem, dissuadindo muito criadores de software de desenvolver aplicações de software para o Tizen.

Aplicações essas que seriam uma mais-valia para o sistema. A Samsung anunciou que foram disponibilizadas mais de mil aplicações na Tizen Store: uma pequeníssima fração das aplicações oferecidas na Google Play do sistema Android.