Samsung prepara smartphone low-cost Tizen

A Samsung está a preparar o lançamento do smartphone low-cost Tizen, na Índia, de acordo com informação divulgada pelo jornal sul-coreano Maeil Business Newspaper. O dispositivo pode ser divulgado ainda esta semana, numa conferência de imprensa a 10 de dezembro.

Samsung-Z-1 Tizen

Supostamente, será divulgado um aparelho chamado Samsung Z1, que custará menos de 100 dólares (cerca de 80 euros), para atrair os clientes que compram o primeiro smartphone, em mercados emergentes, como o caso da Índia. Estes mercados tornar-se-ão cada vez mais importantes para os fabricantes de telemóveis, já que os mercados dos países desenvolvidos estão a crescer lentamente.

Um lançamento deste tipo pode clarificar algumas das dúvidas relacionadas com a Tizen, que atualmente só funciona num certo número de dispositivos wearable, incluindo o Samsug Gear S, mas em nenhum smartphone.

A Samsung é uma das maiores apoiantes da Tizen, uma vez que quer reduzir a dependência da plataforma Android, que sustenta a maior parte dos dispositivos móveis da marca.

A Samsung tinha intenção de lançar um novo aparelho na Rússia, mas os planos caíram por terra, conforme a empresa disse à TechWeekEurope. O atraso foi causado pelo desejo de criar um ecossistema Tizen.

O smartphone direcionado para o mercado russo tinha o nome de Samsung Z e trazia algumas das funcionalidades incluídas no Samsung Galaxy S5, incluíndo a aplicação S Health, o modo ultra de poupança de energia, sensor de reconhecimento de impressão digital e um acelerador de download. Incluia também um processador de 2.3GHz quad-core, 2GB de RAM e 16 GB de memória interna. No entanto, ainda não são certas quais as especificações técnicas do Samsung Z1.

Tizen é uma das empresas que fabrica sistemas operativos de open source, tentando oferecer alternativas ao iOS, Android e Windows Phone, com a Firefox OS, Sailfish OS e Ubuntu Mobile em várias fases de desenvolvimento.