Samsung prevê ambiente de negócios difícil em 2016

No meio de um cenário delicado e de crescimento tímido no setor, a sul-coreana Samsung diz que espera um ambiente de negócios difícil em 2016. A previsão está apoiada nas condições económicas globais fracas e no aumento da concorrência nos negócios-chave, como chips de memória e smartphones.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o presidente-executivo da Samsung, Kwon Oh-hyun, disse a funcionários, em comunicado, que a baixa expansão global vai persistir neste ano, com maior incerteza decorrente de questões como riscos financeiros em países emergentes.

Os comentários, que não trouxeram previsões específicas, vieram num cenário de crescentes preocupações de que os resultados de outubro a dezembro da maior fabricante de smartphones e chips do mundo pode ser mais fraco do que o esperado.

A estimativa média de 36 previsões de analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S é de lucro operacional 8,1 por cento inferior aos 7,4 triliões de wons do terceiro trimestre.

A empresa deve emitir previsões oficiais para outubro a dezembro na sexta-feira. A Samsung já disse em outubro que o lucro operacional para o trimestre será menor do que de julho a setembro, citando a procura sazonalmente mais fraca para as suas empresas de componentes.

*Com reportagem de Se Young Lee, da Reuters