Samsung sai vitoriosa na disputa sobre patentes com Apple

A fabricante sul-coreana obteve uma vitória significativa na sua longa disputa de patentes com a maior rival, Apple. Um tribunal de apelações dos Estados Unidos anulou finalmente um veredito do júri de 120 milhões de dólares contra a empresa.

O tribunal de apelações do Circuito Federal em Washington (D.C.), disse que a Samsung Electronics não infringiu a patente de links rápidos da Apple e que duas outras patentes cobrindo as ferramentas do iPhone “deslize para desbloquear” e “corretor automático” eram inválidas. O tribunal também disse que a Apple era responsável por infringir uma das patentes da Samsung.

Uma porta-voz da Apple não quis comentar, enquanto uma representante da Samsung disse que não tinha comentários para fazer imediatamente sobre a decisão.

A Apple e a Samsung têm disputado patentes de tecnologia para dispositivos móveis durante anos. A Apple tem prevalecido na maioria das vezes e, em dezembro, a Samsung pagou à empresa 548,2 milhões de dólares decorrentes de outro caso de patentes, no qual a Samsung apelou para a Suprema Corte dos EUA.

A decisão reverte um veredito de maio de 2014 de um tribunal federal em São José, Califórnia (EUA), ordenando que a Samsung pagasse 119,6 milhões de dólares por usar tecnologias patenteadas pela Apple sem permissão.

*Com reportagem de Andrew Chung, da Reuters