Samsung ultrapassa Apple e já tem concorrente do iPhone 6

Enquanto a Apple se prepara para começar a produção em massa do iPhone 6, a Samsung antecipou-se e mostrou ao mundo o seu novo smartphone topo de gama: o Galaxy Alpha.

galaxy-alpha2-e1407954228448

O novo dispositivo distancia-se bastante dos smartphones da série S, tanto no design como na construção. Sai o plástico e entra o metal: o chassis do Alpha é todo composto por metal, exatamente como o iPhone. Com quase 7 mm de espessura e 115 g, o aparelho tem 4,7 polegadas, Super Amoled com resolução de 720 x 1280 pixels. O tamanho do ecrã não é aleatório: ele foi escolhido a dedo para combater com a presumível dimensão do iPhone 6.

A escolha do design marca um novo momento da Samsung. O Galaxy S5 já indicava um distanciamento dos aparelhos mais frágeis mas, visualmente, o smartphone parecia-se bastante com o S4. O Alpha parece um cruzamento de S5 e iPhone, com a característica traseira e o corpo em sólido alumínio.

O tamanho também é muito mais simpático para o bolso do utilizador. O S5, devido ao ecrã de 5,1 polegadas, não é tão confortável de colocar no bolso, em especial de calças mais justas.

Com câmara traseira de 12,1 megapixels, capaz de gravar vídeos em 4K, e frontal de 2,1 megapixels, o gadget vem com leitor de impressão digital e sensor de batimento cardíaco.

O processador é Exynos 5 Octa, com quatro núcleos de 1,8 Ghz e quatro de 1,3 Ghz, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno e, assim como o iPhone, sem slot para cartão SD. O sistema operativo é o Android 4.4.4, compatível com o recém-lançado assistente digital Google Now, que era exclusivo do Moto X.

O lançamento mundial do aparelho está previsto para setembro, com as cores azul, preto, branco, dourado e prateado.