SAP anuncia datacenter no Brasil para processar dados em nuvem

Empresa investirá 6,4 milhões de euros num centro de dados para processar informações de aplicações em nuvem.

First-SAP-Building

A SAP anuncia que vai investir 6,4 milhões de euros num datacenter no Brasil para processar dados de clientes brasileiros que utilizam soluções em nuvem, incluindo SuccessFactors, solução para gestão de recursos humanos.

É público que a computação em nuvem é uma prioridade na estratégia global de negócios da SAP. Até porque, segundo dados divulgados pela própria empresa, mais de 73 mil empresas em todo o mundo e mais de 36 milhões de pessoas usam soluções da SAP que rodam em nuvem. Este ano, a empresa anunciou novos datacenters, em Sydney, na Austrália, e em Tóquio e Osaka, no Japão, “promovendo uma sólida transição do modelo de venda de licenças para a abordagem de serviços na nuvem”. Além disso, como parte da estratégia global da SAP, a empresa tem planos para ter centros de dados em Toronto, no Canadá, e outros dois na China, em Xangai e Guangzhou.

“Decidimos investir em um datacenter porque entendemos que a computação em nuvem pode ajudar as empresas a acelerar os processos de inovação e simplificar a gestão dos negócios. A proposta da SAP é oferecer os recursos necessários para que os clientes no Brasil possam ter os dados corporativos disponíveis em tempo real e em qualquer lugar”, afirmou Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

A consultoria Frost & Sullivan estima que a receita do mercado de computação em nuvem movimentará U$ 1,1 mil milhões no Brasil até 2017. “A SAP Brasil registou um forte crescimento, de três dígitos, no último trimestre com a venda de aplicações empresariais em nuvem. Diante desse cenário, a iniciativa é estratégica para nosso negócio e para o mercado, já que permitirá aos clientes conduzirem seus empreendimentos de forma mais eficiente”, comentou a responsável.

O datacenter da SAP no Brasil tem previsão para iniciar as operações no primeiro trimestre de 2015. Ficará localizado em São Paulo, nas instalações de uma empresa parceira da SAP.