SAP aposta na computação cloud com compra da Concur

A tecnológica alemã SAP prepara-se para adquirir a fabricante de software de gestão de despesas Concur por uma quantia de 7,3 mil milhões de dólares, um negócio que deverá robustecer o seu posicionamento no segmento da computação cloud.

Cloud Services

A SAP não tem sido das maiores investidoras em cloud computing, que permite que as empresas reduzam os custos associados a volumosos centros de dados, pelo que esta aquisição será o “empurrão” de que a alemã precisava para fomentar o seu crescimento, enquanto, paralelamente, salvaguarda a sua posição no setor da gestão de despesas e de viagens.

A developer de software disse está disposta a desembolsar 129 dólares por cada uma das ações da Concur.

Analistas da consultora Bernstein afirmaram que apesar de o valor por cada ação poder parecer elevado, as capacidades e forças de que a Concur dispõe fazem da empresa um líder no seu ramo e uma excelente aquisição por parte da SAP.

A tecnológica germânica compete no mercado global com gigantes como a IBM, a Oracle e a Salesforce, e vê a emergência dos serviços cloud como uma ameaça ao seu modelo de negócio. Contudo, tem desde 2011, com a compra da SuccessFactors, vindo na esfera da computação cloud, tentando alcançar concorrentes que levam já uns anos de avanço nesse setor.