SAP e Microsoft estreitam parceria com Azure e Office 365

Uma das surpresas no kick-off do SAP Sapphire foi a presença do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que apareceu para falar da nova parceria entre as duas empresas.

*em Orlando, Flórida

As novidades na relação entre as duas velhas parceiras passam pela certificação das aplicações SAP HANA em Microsoft Azure: os clientes da tecnológica alemã podem agora correr workloads na nuvem da gigante norte-americana. A ideia é fornecer mais escolha nas implementações SAP, sendo que a Microsoft garante “a maior capacidade” de qualquer nuvem pública.

“A nossa identidade sempre foi a de uma plataforma, de um ecossistema, como é que extraímos o melhor de cada parceiro”, declarou Satya Nadella, que se sentou com o CEO da SAP, Bill McDermott. “As parcerias são absolutamente necessárias, agora mais que nunca. É uma necessidade existencial”, continuou o responsável.

Nadella referiu a integração mais profunda entre “TI e OT [tecnologia operacional]”, que permitirá aos clientes acelerarem os seus negócios, e sublinhou que “todas as empresas se estão a tornar empresas de software.” Incluindo as que até agora foram consideradas consumidoras de software.

Uma das vantagens apontadas pelo responsável é a proteção de cibersegurança embebida na plataforma Azure. “O modelo tradicional de cibersegurança, mais passivo, já não funciona. A proteção tem de ser comportamental”, frisou.

O anúncio, além de HANA em Azure, incluiu a integração de aplicações SAP em Office 365, de forma a permitir um acesso mais fácil a ferramentas de comunicação e colaboração de uns produtos para os outros.

O SAP Sapphire vai decorrer até quinta-feira e servirá para redefinir o caminho da empresa e a sua ligação com os clientes. Na keynote, Bill McDermott referiu várias vezes o conceito de “empatia”, que passará a fazer parte da abordagem da SAP ao mercado.

“Queremos que pensem na SAP como uma empresa mais humana“,  afirmou o responsável, numa sessão de perguntas e respostas com analistas e jornalistas. “Estamos aqui para ajudar os nossos clientes a ajudarem os seus clientes como nenhuma outra companhia no mundo”, afiançou o executivo. Se há mensagem que Bill McDermott quer deixar neste evento é de uma SAP mais “educada, intelectualmente curiosa e previdente.”