SAP investe em analítica na nuvem com aquisição da Roambi

A SAP comprou a suite de ferramentas para visualização de dados em dispositivos móveis Roambi, criada e lançada pela MeLLmo Inc. Os dados financeiros do negócio não foram revelados, mas a empresa de software caracteriza a compra como mais um passo para a “liderança do mercado de analítica na nuvem.”

Em 2011, a MeLLmo levantou 30 milhões de dólares numa ronda liderada pela Sequoia Capital e os vários produtos sob a marca Roambi tornaram-se extremamente populares. A SAP diz que esta compra vai permitir “trazer as funcionalidades de acesso dos dispositivos móveis às soluções de analítica para qualquer profissional de uma organização.”

A Roambi é uma solução de analítica para a visualização de dados de forma nativa nos dispositivos móveis, que segundo a SAP “redefine a forma como se utiliza a informação crítica” e permite às equipas ver, interagir e partilhar informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

A nova solução de analítica terá uma “promoção especial de lançamento”, e a SAP promete para breve novas capacidades preditivas para analistas, programadores e parceiros com o software SAP Predictive Analytics.

“O antigo ciclo de estratégia-para-execução de analítica não é em tempo real, nem ágil ou democrático o suficiente para se ajustar às realidades digitais”, afirmou Steve Lucas, presidente da plataforma Digital Enterprise da SAP, no comunicado da aquisição. O executivo diz que a SAP “mudou completamente o jogo” ao disponibilizar “soluções de consumo geral numa escala empresarial, transversal a todas as indústrias e linhas de negócio.” O seu intuito é este: disponibilizar analítica all-in-one para todos, na nuvem ou on premise, ubíqua e em tempo real.

“Ainda hoje a maioria da força de trabalho de uma empresa não tem acesso a análises informativas quando em mobilidade ou trabalhando remotamente”, indica a SAP, referindo que é a esta questão que pretende responder.

Estas novidades juntam-se a outras anunciadas recentemente anunciadas, incluindo a SAP Cloud for Analytics para uma gestão analítica unificada e o SAP Digital Boardroom para monitorização em tempo real.