SAP lança nova versão da plataforma de mobilidade

A SAP AG lançou recentemente a versão 3.0 da sua plataforma de mobilidade, SAP Mobile Platform e uma versão para a cloud baseada na plataforma SAP HANA, para responjder à grande procura das empresas pelo desenvolvimento de aplicações móveis, seguras e económicas, para soluções de licenciamento tradicional e para soluções disponibilizadas na cloud.

sap21As novas versões permitem uma melhor produtividade e flexibilidade dos programadores, graças à disponibilização de serviços de plataforma, de arquitetura baseada em standards abertos e de uma capacidade de integração com ferramentas de desenvolvimento de terceiros através da adoção de uma estratégia de “Bring-Your-Own-Tools”.

Milhões de programadores estarão melhor habilitados para criarem aplicações de mobilidade para colaboradores, empresas ou consumidores, sem precisarem de investir tempo na aprendizagem de novas ferramentas e protocolos.

“A maioria das empresas de sucesso já se tornou móvel em muitos dos seus processos. Nesse sentido, para se manterem competitivas, as empresas vão precisar de avançar com rapidez para uma estratégia de mobilidade, à prova do futuro, numa plataforma integrada, aberta e de standards abertos”, refere José Tavares, Mobile Business Developer da SAP Portugal. “Em conjunto com clientes e parceiros, desenvolvemos uma nova plataforma que não só permite reduzir o custo total de propriedade das TI, como também possibilita um custo de desenvolvimento por cada aplicação móvel muito mais baixo”, acrescentou.

Com 102 mil milhões de downloads de aplicações móveis previstos em 2013, muitos programadores preferem desenvolver aplicações para dispositivos móveis do que para desktops.

Segundo Chris Marsh, principal Analyst da analista de mercado Yankee Group, “Estudos realizados mostram que todas as aplicações serão móveis, tornando toda a gestão do ciclo de vida da aplicação crítica para a proteção do investimento em mobilidade. As empresas procuram plataformas integradas, juntamente com standards abertos e interoperabilidade, para ganharem longevidade. As principais plataformas de aplicações móveis serão caracterizadas por arquiteturas abertas e extensíveis, uma gestão API e uma camada de orquestração de dados, bibliotecas de desenvolvimento alargadas, agnosticismo de ferramentas, infraestruturas e standards, teste e analítica integradas e um ecossistema rico”.

A SAP planeia oferecer uma das plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis mais madura e comprovada do mercado. Para alargar a integração anterior da Sybase Unwired Platform, a versão 3.0 da SAP Mobile Platform integra as principais soluções de aplicações móveis da SAP, incluindo a tecnologia SAP NetWeaver Gateway, o Sybase Mobiliser e o Syclo Agentry, de modo a dar resposta às necessidades de utilização das aplicações móveis.

Esta combinação tem como objetivo conseguir fornecer às empresas de todas as dimensões e setores de atividade, uma plataforma completa e flexível, capaz de lidar com os requisitos de mobilidade relacionados com a conceção, construção, teste, implementação, escalabilidade e otimização de aplicações para utilizadores.

Ao disponibilizar uma solução competitiva para o desenho de aplicações móveis para profissionais, negócio ou consumidores, a SAP Mobile Platform não exige reengenharia de processos, recursos e infraestrutura existente.

A plataforma mantem os programadores concentrados na criação de experiências atrativas de utilização baseadas em serviços de aplicações. Estes foram concebidos para incluírem serviços que funcionam em aplicações móveis e para atingirem funções mais específicas no âmbito das transações comerciais.

A SAP Mobile Platform destina-se a oferecer uma arquitetura preparada para o futuro com base em standards abertos e tecnologias abertas que integram as mais recentes tecnologias móveis. Estas incluirão capacidades offline usando o standard Open Data Protocol, arquitetura OSGi com frameworks Spring e Equinox, repositório aberto Apache Cordova com plug-ins de plataforma, uso alargado de HTML5 em produtos e para criação de aplicações e HTTP REST APIs usuais em todas as versões on-premise e cloud da plataforma.

Os programadores poderão selecionar as ferramentas de desenvolvimento preferidas, suportadas por kits de desenvolvimento de software fornecidos pela SAP e bibliotecas para construírem aplicações nativas e híbridas. As capacidades adicionais que ajudam a reduzir o custo total de desenvolvimento podem incluir os SDKs usuais para aplicações móveis on-premise e cloud, ambiente de desenvolvimento WYSIWYG para aplicações HTML5, suporte BYOT, integração de dados baseada em standards e suporte offline/sincronização.

A versão cloud da SAP Mobile Platform 3.0 é construída sobre a SAP HANA Cloud Platform, permitindo aos clientes e parceiros da SAP criarem e implementarem aplicações personalizadas nos centros de dados da SAP. A versão cloud permite uma rápida implementação de aplicações nativas e híbridas, pré-configuradas e escaláveis em dispositivos iOS, Android, Windows 8, Windows Phone 8 e BlackBerry.

A SAP conta com a capacidade da SAP Mobile Platform para escalar e apoiar mais de 55 mil dispositivos e 60 aplicações móveis em todas as funções de negócio, incluindo vendas, marketing, serviços, desenvolvimento e operações.

“Corremos mobilidade empresarial em escala e necessitamos de uma plataforma altamente segura e flexível para suportar os principais tipos de dispositivos móveis. A SAP Mobile Platform é a solução líder da indústria que nos permite evoluir rapidamente com o mercado de mobilidade em rápida mudança. Prevemos benefícios significativos para os programadores, TI e negócio provenientes da última versão baseada na integração da mais avançada tecnologia de mobilidade da SAP numa única solução end-to-end”, diz o CIO da SAP Américas, Mike Golz.

Está disponível na SAP Community Network no Developer Center for SAP Mobile Platform uma versão experimental gratuita de 30 dias da plataforma de mobilidade da SAP. Está também disponível em openSAP platform um curso gratuito de desenvolvimento de mobilidade. A SAP pretende colaborar com os melhores programadores para construir uma comunidade de aplicações móveis extraordinárias e proporcionar ao vencedor do concurso de aplicações “Mobile Game On” uma viagem em 2014.