Categories: GestãoSegurança

Saphety certificada em segurança da informação

A tecnológica do grupo Sonae espera que o novo selo a diferencie da concorrência no mercado português e brasileiro. É também um requisito fundamental para a operação no mercado colombiano, onde a Saphety já opera há alguns anos.

“As vantagens da certificação ISO 27001 refletem-se no reconhecimento e confiança dos nossos clientes, parceiros e outros stakeholders, no tratamento adequado da informação sensível das suas organizações”, afirma Rui Fontoura, CEO da Saphety. “É uma garantia que sempre demos e que agora é validada por entidade externa e independente, de que toda a informação transacionada e arquivada nas nossas plataformas é tratada de acordo com os mais elevados padrões de gestão e proteção ao nível da segurança da informação.”

O processo de certificação teve a duração de 16 meses e envolveu toda a estrutura organizacional da Saphety. Dividiu-se em três fases: avaliação minuciosa dos riscos de segurança da informação, com identificação de vulnerabilidades e impactos para a organização; desenho e implementação de medidas de gestão de risco e controlo da segurança na infraestrutura do negócio; e implementação de um programa que assegure que os controlos de segurança da informação respondem às necessidades a esse nível, tanto da Saphety como dos seus clientes.

Rui Fontoura reconhece que este projeto foi um desafio para a equipa, já que exigiu o envolvimento e interação entre todos. 

A auditoria ao Sistema de Gestão Integrada de Qualidade e Segurança da Informação foi realizada pela SGS e teve lugar nos escritórios da Saphety em Lisboa, São Paulo e Bogotá. Os auditores da SGS não identificaram qualquer não conformidade e registaram o reforço positivo de alguns dos principais parâmetros do sistema de gestão integrado, tais como utilização eficiente de ferramentas de IT de apoio ao sistema integrado e forte componente de formação e awareness.

“Com este passo, damos continuidade à nossa estratégia de qualidade e segurança dos produtos e serviços que disponibilizamos, que passa também por uma forte consciência da importância da segurança da informação nos segmentos de mercado que endereçamos”, sublinha Rui Fountoura. “Vermos reconhecido o nosso compromisso com o desenvolvimento e manutenção de soluções robustas, eficientes e seguras é um estímulo a aprofundarmos o caminho traçado e uma vantagem que consideramos estratégica e que irá alavancar o processo de criação de valor e garantia das melhores práticas para os nossos clientes e parceiros.”

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago