Saphety instala faturação eletrónica na gasolineira Prio

A Saphety fechou um contrato com a gasolineira portuguesa Prio Energy para a implementação de uma ferramenta de faturação eletrónica, o SaphetyDoc. A Prio Energy é uma empresa recente no mercado energético, estando a investir na produção de biocombustíveis.

Criada em 2006 como um projeto da Martifer, a Prio vai terminar o ano com cerca de 210 postos de abastecimento em todo o país e 7% do mercado nacional de combustíveis. A empresa, cujo mote é “energias top low-cost”, está a crescer em recursos humanos e precisava de aumentar a componente digital do negócio.

De acordo com as duas empresas, o sistema vai permitir a desmaterialização, automatização e controlo do processo de contas a pagar e relação com fornecedores. Assentará em três eixos: celeridade, eficiência e custos reduzidos.

Com o crescimento observado nas estruturas da empresa, considerámos ser estratégica a decisão de passarmos a utilizar um sistema de desmaterialização de dados, que tornasse o processo de faturação e relacionamento com os fornecedores mais eficaz”, explica Tiago Cachim, responsável de Sistemas de Informação e Best Practices da Prio. “Sublinhamos também a importância da validade fiscal e legal de toda a informação transacionada. Esse aspecto é fundamental quando estamos a lidar com centenas de fornecedores e parceiros de negócio.”

A desmaterialização é feita desde a emissão até ao envio e aprovação de documentos como notas de encomenda, guias de remessa e faturas.

Pelo lado da fornecedora do software, o diretor de vendas Pedro Bação sublinha as poupanças económicas e ambientais da solução. “Estamos a falar de uma redução drástica da quantidade de papel utilizado e de uma poupança até 50% dos custos de processamento e arquivo. Isto significa que a Prio Energy passa a estar na dianteira da modernização tecnológica, dando um passo muito sério na digitalização dos seus negócios.”