Categories: Data-Storage

SAS debate business analytics no centro de congressos de Lisboa

O Centro de Congressos de Lisboa acolhe hoje a 19ª edição do SAS Fórum Portugal, um evento que explora as grandes tendências do mercado de Business Analytics.

O SAS, que comemora este ano o seu 20º aniversário, pretendeu com este evento “demonstrar como obter vantagens competitivas de negócio”, obviamente recorrendo ao Business Analytics, disse na abertura do congresso Luís Bettencourt Moniz, diretor de marketing da estrutura portuguesa.

Este é o primeiro grande evento do SAS Portugal desde que Fernando Braz, diretor comercial, é o principal executivo da empresa para as operações em Portugal. Isto porque o até então country manager da casa portuguesa, Álvaro Oliveira de Faria, iniciou novas funções de responsabilidade no mercado africano, nomeadamente em Angola e Moçambique.

Na sessão de abertura, Fernando Braz salientou a capacidade de criação de valor com Business Analytics, assumindo que o Big Data não é mais do ter informação estruturada e não estruturada… e conseguir extrair daí informação que seja efetivamente útil. “O SAS tem capacidade para fazer isso, para lidar com enormes volumes de informação. Todos sabemos que é complicado extrair informação quando os dados não estão estruturados. Mas, hoje, essa complexidade é muito menor já que o Big Data trabalha, também, sobre os dados não estruturados, como por exemplo as redes sociais”.

Fernando Braz salientou a necessidade de entender o valor do cliente para evitar o abandono, assim como a relevância de identificar os clientes mais valiosos. “Há que entender o valor do cliente. Tenos de tentar evitar o abandono, mas como? Que ações posso tomar e interagir com o cliente?” E é aqui, diz Fernando Braz, que as ferramentas de Business Analytics podem ajudar as empresas e instituições.

Durante todo o dia vão estar em debate aqui no Centro de Congressos Biga Data, Modernização Hadoop, Deteção e Prevenção de Fraude, Data Governance, Master Data Management e Data Quality, SAS Visual Analytics e Visual Statistics, Customer Intelligence. BANIF, Montepio, NOS, ISCTE, NOVA e Universidade de Aveiro são algumas das empresas que vão apresentar casos mais práticos.

Susana Marvão com Filipe Pimentel

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago