Schneider Electric implementa data center no Hospital Beatriz Ângelo

A Schneider Electric foi a empresa selecionada pelo Grupo Espírito Santo Saúde (ESS) para o fornecimento e implementação de soluções de centros de dados no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. Para este projeto, foi solicitado à Schneider Electric todo o desenho e construção da estrutura de data center, bem como as possibilidades de expansão e ainda a componente da gestão.

HospitalBeatrizAngelo_SchneiderElectric

A funcionar há mais de um ano, o Hospital Beatriz Ângelo iniciou a sua atividade já com o centro de dados instalado, operação que levou três semanas a ser efetuada. Uma vez que se trata de um hospital que tem como objetivo servir uma população de cerca de 278 mil habitantes, a fiabilidade da solução implementada foi uma das principais necessidades identificadas pelo cliente.

“A indisponibilidade de um centro de dados num edifício como um hospital tem consequências graves. Estamos a falar de apoio tecnológico à prestação de cuidados de saúde e de todo um serviço prestado a milhares de pessoas, pelo que a fiabilidade de toda a nossa estrutura não pode de forma alguma ser posta em causa. O centro de dados trata-se de uma das instalações mais críticas num hospital deste tipo, uma vez que tudo pára se este estiver indisponível”, destaca David Vieira, Diretor de Infraestruturas de Tecnologias de Informação e Comunicação da Espirito Santo Saúde.

Já Wagner Martini, IT Operation Manager na Espírito Santo Saúde, refere que, para a ESS, a escolha da Schneider Electric assentou principalmente na reputação da marca e experiência no mercado. Acrescenta também que “a Schneider Electric apresenta ainda uma complementaridade em termos de soluções e qualidade dos equipamentos, disponibilizando inúmeras especificidades (o que permite uma adaptação quase perfeita a cada objetivo), mecanismos de auxílio à gestão, e também sistemas de refrigeração integrados”.

“O desenho desta solução teve em conta as necessidades específicas do Hospital Beatriz Ângelo. Um hospital não pode ter um Centro de Dados que falhe. Foi nesse sentido que concebemos uma infraestrutura de alta disponibilidade e com total capacidade de responder aos novos desafios em termos de Tecnologias de Informação, dada a sua construção modular, permitindo um crescimento mais sustentado, especialmente importante numa altura de crise em que os gastos têm de ser pensados e estruturados”, refere Pedro Nobre, System Engineer do IT Business da Schneider Electric.

Deste modo, foram instaladas as seguintes soluções Schneider Electric no Hospital Beatriz Ângelo: Arquitetura InfraStruxure, baseada em UPS modular com quadro elétrico integrado (Symmetra PX 96), ar condicionado de proximidade (InRow RC), com funcionamento por água gelada e racks; Solução de contentorização térmica, com fecho de um corredor quente (HACS), o que permitiu a implementação de uma zona parcial de alta densidade dentro do centro de dados; Todo o centro de dados está também suportado por acessórios, dos quais se salientam as Rack PDU monitorizadas, uma solução de gestão de cablagem (dentro e fora dos bastidores), solução de gestão ambiental e videovigilância baseada em equipamento Netbotz.

“Este é, sem dúvida, um caso de sucesso. A ESS tem já vários centros de dados da Schneider Electric nas suas várias unidades hospitalares, mas o facto de este ter sido feito de raiz transformou-o num modelo para a construção de outras estruturas semelhantes. Destacamos o papel estratégico da Schneider Electric, que concebeu toda a infraestrutura do zero, criando uma solução chave-na-mão customizada especificamente para as necessidades atuais e futuras do Hospital Beatriz Ângelo, com muito espaço para expansão, superando mesmo as nossas expectativas”, afirma Paulo Lacão, Técnico responsável pelo Centro de Dados do Hospital Beatriz Ângelo.