Schneider e ENGIE fazem parceria para o desenvolvimento de soluções digitais

As empresas Schneider Electric e ENGIE assinaram um Memorando de Entendimento (MdE) com intuito de explorar e implementar novas soluções digitais para a eficiência operacional de ativos renováveis (energia eólica e solar fotovoltaica), otimizando os Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), Historian e software de aplicações relacionadas suportados pela Schneider Electric.

Tanto a Schneider, especialista global em gestão de energia e automação, como a Engie, empresa mundial de energia com foco na transição energética global,  valorizam esta colaboração como uma importante iniciativa conjunta na digitalização do setor energético.

A parceria surge para criar novas resoluções digitais para o rendimento operacional de ativos renováveis, impusionando o SCADA, Historian e software de aplicações relacionadas apoiado pela Schneider. A otimização da gestão de ativos, a gestão de obsolescência do SCADA, a monitorização e diagnósticos remotos, assim como a cibersegurança num ecossistema complexo, fazem também parte deste acordo.

Para Didier Holleaux, Vice-presidente Executivo da ENGIE, “o objetivo centra-se no desenvolvimento de supervisão e controlo remoto dos seus ativos globais de produção de energias renováveis, e possivelmente de outros ativos energéticos, para otimizar o seu desempenho. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Schneider Electric, partilhando uma visão dos desafios de um mundo energético descarbonizado, digitalizado e descentralizado”.

“A Schneider Electric desenvolve soluções de software visando solucionar as necessidades dos consumidores de forma inovadora e eficiente, o que irá beneficiará a ENGIE, um grande parceiro de negócios da Schneider Electric na última década. A nossa tecnologia integrada e vasto conhecimento da indústria podem ajudar a identificar novas oportunidades de como melhor servir o mercado energético, enquanto proporcionamos um maior acesso a energia de uma forma mais limpa e económica,” explicou Philippe Delorme, Vice-Presidente Executivo de Building e IT, da Schneider Electric.

Já existe uma parceria estratégica entre a Schneider Electric e a ENGIE para monitorizar e gerir em tempo real as suas instalações europeias de energia eólica e solar. A colaboração expressa a aspiração da ENGIE em aumentar a sua digitalização a nível mundial para liderar a transição energética.