Schneider lança solução para otimizar arrefecimento de centros de dados

A Schneider Electric, empresa especializada em gestão de energia e automação, anunciou o lançamento da solução “StruxureWare Operations: Cooling Optimize”, que pertence ao portfolio StruxureWare para centros de dados.

Em comunicado, a empresa afirma que o novo módulo de software vai atuar nos sistemas de arrefecimento dos centros de dados, contribuindo para uma significativa redução de energia e dos custos de operação, e ainda do risco de acidentes de arrefecimento.

“A maioria dos sistemas de arrefecimento de centros de dados estão desenhados para garantir que as zonas mais quentes têm o fornecimento de ar frio suficiente. Isto resulta num grande desperdício de energia, bem como no sobredimensionamento da instalação para respeitar as caraterísticas do design”, explica Soeren Brogaard Jensen, vice-presidente de Enterprise Software and Managed Services da empresa.

De acordo com o comunicado enviado, este software é um sistema inteligente e interativo, pelo que aprende com todas ações, designadamente ajustes de entrada de temperatura, adição de equipamentos, movimentação e mudanças para cargas de IT, para manter o arrefecimento do centro de dados permanentemente otimizado.

Concluída a sua implementação, o Cooling Optimize permite aos operadores monitorizar “o status da saúde” do centro de dados em tempo real e saber o impacto de qualquer evento de arrefecimento.

Vai ser ainda possível prever e evitar situações como sobreaquecimento, pontos de aquecimento e problemas de capacidade. Dado que o sistema funciona com uma análise contínua, os requisitos de capacidade futuros podem ser planeados e a capacidade de refrigeração excedente eliminada.

O StruxureWare Operations: Cooling Optimize está disponível através da Schneider Electric.