Segurança e cloud lideram investimentos em TI

A segurança de dados (54%) e as novas soluções baseadas na cloud (52%) são as principais áreas de investimento dos departamentos de TI na Europa este ano, diz um estudo conduzido pela Toshiba Europe.

O estudo, realizado pela ICM Unlimited, destaca os desafios que responsáveis de TI enfrentam na crescente proliferação de dispositivos e do crescimento da Internet das Coisas (IoT), e como estas tendências estão a originar novos paradigmas e a aumentar as expectativas tanto de colaboradores como das equipas de negócio.

Tendências que vão da gestão de atualização de software – que os inquiridos no Reino Unido (36%) e na Alemanha (39%) consideram ser o seu maior desafio na gestão dos vários equipamentos – à proteção da sua empresa contra ameaças de segurança que podem chegar cada vez mais pelo aumento de pontos de contacto.

Com o crescente número de dispositivos capazes de aceder aos dados da empresa, com 62% das equipas em todos os mercados a utilizarem equipamentos pessoais incluindo smartphones (42%) e tablets (31%) para trabalharem remotamente, os responsáveis estão certos ao colocarem a segurança no topo das suas prioridades.

Os resultados mostram também que várias ameaças à segurança das TI levam as empresas a fazer revisões frequentes, com mais de 60% das empresas inquiridas a rever a sua estratégia de segurança pelo menos uma vez por ano. No Reino Unido e na Alemanha, um em cada cinco responsáveis seniores de TI consideram os ciberataques externos como o maior risco para a segurança corporativa das suas organizações, enquanto para os responsáveis franceses esse risco está nos vírus (22%).

O estudo contou com 400 decisores de topo de TI de organizações de média e grande dimensão no Reino Unido, França e Alemanha.