SIBS e IBM fazem parceria para uso de solução cognitiva no combate à fraude

A solução agrega o know-how e procedimentos de segurança e anti-fraude da SIBS com a tecnologia cognitiva de última geração da IBM na área de Watson for Financial Services.

Os desafios e oportunidades nos serviços de prevenção e deteção de fraude estão em constante crescimento. Se por um lado os ataques são cada vez mais sofisticados,  a regulamentação a cumprir é mais estrita e existem novas formas de autenticação, por outro há cada vez mais serviços, como os pagamentos instantâneos , e APIs bancárias em plataforma aberta. I
 
Com esses novos desafios em mente, a SIBS decidiu reforçar o seu compromisso e a sua aposta nos serviços de deteção de fraude, incorporando no PAYWATCH – o seu serviço de segurança anti-fraude – capacidades analíticas avançadas e de inteligência artificial da IBM.
 

A solução, que será disponibilizada num modelo as-a-service,  ira fazer a monitorização, prevenção, deteção, interceção e investigação de fraude em processos de pagamento ou em qualquer outro processo de transação, e estará disponível para várias entidades a nível global, sejam bancos, emissores de cartões, retalhistas, ATM, TPP (Third Party Payment System) ou gateways.

Segundo as empresas revelaram em comunicado, a nova aposta promete grandes poupanças para as instituições financeiras, ao identificar e encurtar os ciclos de deteção de padrões de fraude, ao reduzir o tempo e o esforço para atualizar os existentes e implementar novos, e ao permitir formas mais rápidas e mais eficazes de resposta, fortalecendo a experiência e a confiança do cliente.

A SIBS tirará partido da solução Counter Fraud Management for Safer Payments da IBM, disponível na plataforma integrada de soluções Watson para os serviços financeiros, e já utilizada por alguns dos maiores e complexos portefólios de pagamentos no mundo, com capacidades cognitivas únicas, algoritmos de machine learning e escalabilidade, para uma maior precisão na deteção de fraude, reduzindo consideravelmente os falsos alarmes e os custos operacionais das instituições.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago