Ultrapassada pela Uber, Sidecar fecha portas amanhã

Em comunicado, o CEO Sunil Paul informou os clientes da Sidecar de que todas as operações de boleias e transporte de bens serão cessadas no último dia do ano. O executivo ressalva, no entanto, que a equipa vai “trabalhar em alternativas estratégicas e preparar o terreno” para a próxima grande inovação.

Pelo caminho ficam 32 milhões de euros de investimento, levantados em rondas nas quais participaram nomes como Richard Branson e Mark Pincus, Google Ventures e Avalon Ventures. Um montante muito inferior às largas centenas levantadas pela Uber e pela Lyft, as duas principais empresas de boleias via smartphone.

A Sidecar nunca teve os problemas regulatórios das concorrentes, porque Sunil Paul trabalhou em antecipação para garantir a conformidade e até conseguiu fazer passar na Califórnia legislação para enquadrar a partilha de carros peer-to-peer, em 2011. Mas ele explorava esta ideia há uma década: em 2002, foi-lhe atribuída uma patente para o uso de smartphones para coordenar transportes.

“Há muito tempo, concebemos a tecnologia que deu origem ao movimento da partilha de boleias. E há quase quatro anos inventámos o que é agora conhecido como tal com uma aplicação que ligava os passageiros a condutores do dia a dia nos seus carros”, escreveu Sunil Paul. “As pessoas adoraram. Era seguro, conveniente e barato.”

Também não sofria de problemas como o aumento dos preços em momentos de muita procura, como a Uber, e oferecia aos passageiros a possibilidade de escolherem o condutor que preferiam. Mas o crescimento não foi suficiente. Sunil menciona a “diferença de capital” entre a sua empresa e a concorrência, e talvez esse tenha sido um ponto importante. Por outro lado, a Uber rapidamente passou a ter oferta semelhante aos serviços de entregas que a Sidecar criou, o que dificultou a sua expansão.

Sunil não referiu o motivo pelo qual a startup encerra, nem quantos condutores serão afetados. Certo é que o modelo de negócio, embora apetecível, não vai funcionar para a maioria dos empreendedores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

1 dia ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

6 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago