Siemens adquire fornecedor de software de simulação

A Siemens fechou um acordo com a CD-adapco com vista à aquisição da empresa de software de simulação, num valor de 970 milhões de dólares.

A aquisição deverá estar concluída no segundo semestre do ano fiscal de 2016.

A CD-adapco é uma empresa global de engenharia de simulação, com soluções de software, cobrindo uma vasta gama de disciplinas de engenharia incluindo dinâmica dos fluidos (CFD), mecânica de sólidos (CSM), transferência de calor, dinâmica da partícula, fluxo de reagente, eletroquímica, acústica e reologia.

Em comunicado que anunciava o negócio a Siemens avançou que no último ano fiscal, a CD-adapco tinha na sua equipa mais de 900 funcionários, tendo atingido receitas de cerca de 200 milhões de dólares, com margens de dois dígitos para software típico.

Em média, CD-adapco aumentou sua receita, em moeda constante, em mais de 12% ao ano, nos últimos três anos fiscais. A Siemens espera que, no futuro, este negócio continue a registar um forte crescimento, diz o comunicado.

“Como parte de sua visão 2020, Siemens adquiriu a CD-adapco, direccionando o seu foco para o crescimento do negócio na área digital, expandindo seu portfólio na área da indústria de software. O software de simulação é chave para permitir que os clientes possam trazer para o mercado melhores produtos, de forma mais rápida e com menos custos. Com a CD-adapco, estamos a adquirir um líder de tecnologia que nos permitirá completar nosso portfólio de software de classe mundial da indústria e entregar a nossa estratégia, expandindo o nosso portfólio digital na área empresarial”, disse no mesmo comunicado Klaus Helmrich, membro do conselho da Siemens AG.

 

A Siemens espera que as sinergias tenham impacto no EBIT, rondando os dois dígitos de milhões, no prazo de cinco anos após a conclusão do negócio, principalmente a partir das receitas.

A conclusão do negócio está sujeita ás aprovações habituais, sendo expectável que o negócio esteja concluído no segundo semestre do ano fiscal de 2016. A CD-adapco será integrada no negócio de software PLM da divisão da divisão Digital Factory (DF).