Siemens alarga presença na Atos como acionista até 2020

Na sequência da revisão feita à parceria estratégica em julho de 2015, a Atos e Siemens acabam de anunciar o reforço da sua aliança global. As duas empresas decidiram prorrogar o acordo existente, visando a melhoria da cooperação entre ambas. Este reforço vai impulsionar as iniciativas comerciais e solidificar os programas de I&D existentes. Além disso a Siemens aumenta a sua presença como acionista da Atos, alargando o compromisso estabelecido até 30 de setembro de 2020. Numa linha de negócio diferente a Atos anuncia também a aquisição da Unity, empresa que oferece Soluções de Comunicações Integradas.

O contrato assinado em julho de 2011, para um período de 7 anos, foi alargado para que os valores mínimos acordados fossem aumentados em 323 mil milhões de euros, passando de 5,5 milhares de milhões para 8,73. Somando aos projectos inicialmente acordados de Managed Services, Application Management e Systems Integration, a Digitalização das divisões de negócio da Siemens, incluindo Cloud Services, Industrial Data Analytics, e Cyber Security.

A Atos e a Siemens estão também a explorar oportunidades para futuras colaborações, de forma a fortalecerem a sua estratégia de digitalização, com especial enfoque nos campos de Digital Remote Service, Internet of Things e Cyber Security – áreas fundamentais à solução Industry 4.0.

O investimento para o programa de parceria em inovação entre a Atos e Siemens foi aumentado em 50 milhões de euros, passando de 100 para 150 milhões de euros. Com esta aliança as duas companhias desenvolveram novas soluções de software que vão desde Manufacturing, Utilities, Traffic Management e Data Centers. Muito recentemente a Atos e a Siemens apresentaram uma nova plataforma pré-configurada com o objetivo de acelerar a transformação digital de ambas as empresas, fundamentalmente nas áreas de Smart Data e Digital Services. Esta solução foi reconhecida por consultores da indústria como “muito acima dos standards de mercado”, tornando-a como uma vantagem competitiva e única para todas as companhias clientes.

A aliança Atos-Siemens superou de longe todas as expectativas inicialmente estabelecidas. Gerando muitas vitórias, casos de sucesso, através de uma forte colaboração, ofertas complementares e investimentos conjuntos, que criaram soluções exclusivas. A Atos e Siemens oferecem serviços conjuntos para 130 grandes clientes, em 25 diferentes áreas de colaboração, que por sua vez abrangem vários domínios, tais como Manufacturing, Transportation, Energy e Utilities, Infrastructures.