Siemens classificada como empregadora mais atrativa

O índice “Europe’s Most Attractive Employers 2013” classificou a Siemens como empregadora mais atrativa da Europa na área da engenharia. Este ranking foi elaborado pela Universum.

Siemens_München_MartinstrPara a realização deste ranking foram inquiridos mais de cem mil estudantes europeus, das áreas de engenharia e gestão, mostrando que os jovens europeus com mais formação querem trabalhar para grandes empresas internacionais.

As qualidades que os estudantes apontaram como mais relevantes foram o ambiente de trabalho inovador e progressivo, a liderança forte, as oportunidades de formação, a presença internacional e a segurança e estabilidade financeira.

Segundo João Araújo, gestor global de Marketing da Universum, “a escolha da Siemens enquanto empresa mais atrativa para trabalhar é o reconhecimento do longo e intenso trabalho que a organização tem desenvolvido em várias geografias no âmbito da formação”.

A formação dual é também uma das áreas em que a empresa está a apostar. A Siemens está a formar cerca de mil jovens em seis países europeus. Existem já programas na Áustria, Suíça, Reino Unido, Espanha, Portugal e Hungria.

Há 20 anos atrás, a Siemens Portugal foi a pioneira na criação de uma escola profissional com o ensino dual alemão, com a Câmara de Comércio Luso-Alemã e o Estado português, dando origem à ATEC, uma escola de formação que integra a Volkswagen, a Siemens e a Bosch. Esta escola tem cerca de 700 alunos todos os anos e uma excelente taxa de empregabilidade, situando-se entre os 85 e os cem por cento.

A oferta de estágios na Siemens tem como objetivo a dinamização de um ensino prático e profissional que possibilite uma experiência mais completa aos estudantes e lhes crie oportunidades de emprego.

A empresa oferece grandes oportunidades nas áreas de eletrónica, automação, mecatrónica, gestão e administração. A Siemens recebeu 115 estagiários no ano fiscal que terminou no passado mês de setembro. Metade destes estagiários participaram em estágios curriculares e a outra metade em estágios profissionais.