Categories: Negócios

Siemens em maus lençóis com fraco crescimento

A alemã Siemens preparou já os seus investidores para as dificuldades que o seu setor energético certamente enfrentará nos trimestres vindouros, depois de ter comunicado resultados para o segundo trimestre que ficaram aquém do esperado.

Este anúncio é uma pedra no sapato do CEO Joe Kaeser que, depois de ter assumido o cargo no ano passado quando o seu antecessor foi afastado da empresa, tem tentado potenciar a rentabilidade da Siemens e recuperar território perdido para concorrentes como a ABB e a General Electric.

No passado mês de maio, Kaeser revelou uma reforma do corpo administrativo da tecnológica germânica, reduzindo o número de segmentos principais de 16 para somente nove e separando a administração do seu negócio do setor dos Cuidados de Saúde.

No segundo trimestre, os lucros operacionais das quatro maiores unidades da Siemens – Indústria, Energia, Saúde e Infraestrutura & Cidades – escalaram 37 por cento, atingindo os 1,74 mil milhões de euros. Contudo, este valor falhou os 1,83 mil milhões de euros que os analistas haviam projetado.

A Siemens afirmou que até ao fim de setembro, altura em que terminará o seu ano fiscal, dever-se-á observar uma taxa quase nula de crescimento das receitas, com lucros de 5,23 euros por ação, comparativamente aos 5,08 euros registados no ano anterior.

Os analistas prevêem, para o ano fiscal 2013/ 2014, uma queda de 11 por cento nas receitas e um incremento de pelo menos 25 por cento no valor das ações.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago