Siemens: I&D vai ter direito a 4,8 milhões de euros em 2016

Em 2016 o orçamento da Siemens para Investigação & Desenvolvimento (I&D) vai  ter um aumento de 300 milhões de euros. Até ao final do ano fiscal – 30 de Setembro de 2016 -, a multinacional alemã prevê investir um total de cerca de 4,8 mil milhões de euros em I&D.

A empresa diz ainda estar a lançar uma série de medidas com vista a incrementar o seu poder de inovação.

Para isso disse, em comunicado, ter criado uma unidade que oferecerá espaço para a experimentação e crescimento das condições das startups. Com o nome (ainda provisório) de “Innovations AG”, a unidade também atuará como consultor, promotor e fornecedor de capital de risco para ideias de negócios e projetos.

Segundo o documento, esta nova unidade irá trabalhar independentemente das áreas de negócio chave da Siemens e irá suplementar e consolidar as atividades startup já existentes da Siemens.

A empresa alemã anunciou ainda a criação de um fundo de 100 milhões – a disponibilizar nos próximos três anos – para apoiar ideias de colaboradores. “A estratégia da Siemens passa também por envolver os seus colaboradores nesta estratégia. Assim, a empresa, conforme o acordado com os representantes dos colaboradores na Alemanha, irá lançar um fundo de investimento destinado a fomentar a capacidade de inovação dos seus colaboradores”.

E ao contrário dos projetos financiados pela Innovation AG, tais ideias não precisam de visar exclusivamente novas tecnologias ou novos negócios para serem apoiadas, podendo também estar direcionadas para melhorar processos, serviços ou a retenção de clientes.