Siemens lança software para melhorar a qualidade do ar nas cidades

O City Air Management recolhe dados de poluição em tempo real e prevê emissões até cinco dias.

Uma City App  irá ajudar as cidades a resolverem os crescentes problemas da poluição do ar e dos limites de emissões ultrapassados com o City Air Management (CyAM). A apresentação deste projeto teve lugar na conferência “Cidades e Infraestruturas Inteligentes”, na sede da multinacional em Alfragide, onde foram ainda apresentadas e debatidas soluções tecnológicas com vista aos desafios futuros das cidades sustentáveis na era digital.

O CyAM é um software baseado na nuvem que permite a visualização de informações, em tempo real, sobre a qualidade do ar, detetada por sensores implantados por toda a cidade, e também a previsão dos valores de emissão para os três a cinco dias seguintes. O CyAM foi desenvolvido tendo como base o MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens, baseado na nuvem para a Internet das Coisas.

Pedro Pires de Miranda, Presidente Executivo da Siemens Portugal, considera que o City Air Management é uma App “inovadora porque analisa dados atmosféricos provenientes de zonas urbanas em tempo real correlacionados com dados históricos climatéricos, utilizando lógica neural e algoritmos inteligentes”.

“Este software foi criado pela Siemens com o objectivo de apoiar as autarquias e as entidades públicas na gestão e planeamento de medidas concretas para reduzir as concentrações de óxidos de nitrogénio e de partículas, provenientes do tráfego rodoviário urbano, com benefício tangível para a qualidade de vida e saúde dos habitantes”, concluiu o responsável.

As previsões que o City Air Management faz baseiam-se na utilização de dados históricos e atuais sobre a qualidade do ar, bem como de padrões climáticos e de tráfego. O CyAM consegue, por exemplo, utilizar os dados recolhidos por sensores para recomendar uma série de ações, a partir de 17 medidas diferentes, que podem ser implementadas a curto prazo para melhorar a qualidade do ar. Como, por exemplo, o estabelecimento de zonas de baixa emissão com a redução dos limites de velocidade e a disponibilização de serviços gratuitos de transporte público local durante um período limitado. Posteriormente, as cidades podem integrar os conhecimentos resultantes destas ações no seu plano estratégico de médio e longo prazo.

A sustentabilidade das cidades portuguesas

Pedro Pires de Miranda salientou que o desenvolvimento sustentado das cidades “tem conhecido, na última década e a nível mundial, um impulso significativo alicerçado na digitalização das infraestruturas urbanas. Também as cidades portuguesas têm desenvolvido estratégias para se tornarem mais sustentáveis nesta era digital, através de importantes projetos de modernização das suas redes de distribuição energética, dos seus sistemas de mobilidade intermodal, e na melhoria da eficiência energética dos seus edifícios”.

Durante a conferência promovida hoje pela multinacional, foram ainda apresentados projetos desenvolvidos em Portugal que contribuíram para tornar cidades como Lisboa, Évora e Vilamoura, entre outras, mais eficientes e sustentáveis.