Siemens Portugal cria centros de desenvolvimento com foco na sustentabilidade dos edifícios

A Siemens, através da divisão Building Technologies (BT), tem investido no sentido de aumentar a eficiência dos edifícios, com o intuito de os tornar mais confortáveis e seguros, reduzindo simultaneamente o seu impacto ambiental. Neste âmbito criou em Alfragide, sede da empresa em Portugal, três centros para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes de proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização de edifícios.

Hoje em dia os edifícios representam perto de 40% do consumo energético global pois cerca de 90% da atividade humana decorre nestes mesmos espaços[1].

Os três Building Technologies Centers – Building Automation, Fire Safety & Security e Information Technologies, trabalham de forma coordenada para permitir o desenvolvimento e implementação de soluções e projetos integrados, através da aplicação de conceitos e plataformas que englobam todas as necessidades dos edifícios em estreito cumprimento com os mais elevados padrões de segurança informática.

As soluções apresentadas nestes centros são adequadas para infra-estruturas tão diversas como hospitais, datacenters, centros comerciais, infra-estruturas críticas, aeroportos, entre outros. Recorde-se que o portefólio da Siemens em Portugal já permitiu tornar 150 edifícios mais inteligentes e eficientes nos últimos três anos.

Como refere Luís Mourato, responsável pela divisão, “nestes centros desenvolvemos aplicações específicas para os nossos clientes e temos soluções de raiz criadas pela BT Portugal. Por exemplo o BIDS – Building Interactive Digital System – é uma plataforma que permite ao utilizador do edifício interagir com o mesmo. Ao desenvolver um modelo 3D, garantimos uma interação com todos os espaços do edifício de forma eficaz”.

Em Portugal, a Siemens tem investido estrategicamente na criação de Laboratórios Aplicacionais e Centros de Experimentação, onde os seus profissionais desenvolvem soluções tecnológicas juntamente com clientes, parceiros e investigadores nas áreas da digitalização, da indústria 4.0 e das infra-estruturas para edifícios e mobilidade.

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago