Torne os seus negócios inteligentes

A multiplicidade de dispositivos móveis usados, constantemente, a nível global, o número de operações que os utilizadores realizam através destes equipamentos ou até mesmo a pegada digital que deixam na internet e no social media, produz enormes quantidades de dados que, por si só, têm pouco valor. Desta forma, o grande desafio, para as organizações, nos próximos anos, passa por saber e conseguir retirar valor destes mesmos dados, transformando-os em insights relevantes para o seu negócio.

Estamos a aproximar-nos de um mundo, em tempo real, onde os dados são gerados de forma constante e permanecem relevantes apenas por um pequeno período de tempo. Um cenário desafiador para todos os gestores que têm de trabalhar com dados e saber extrair informação útil dos mesmos, o que se torna quase impossível se não possuírem as ferramentas mais adequadas e não definirem uma estratégia eficaz.

Em 2017, as organizações evoluíram bastante na forma como olham para o conceito de Business Intelligence (BI) e começam a entender a sua importância. Segundo a Gartner, o BI e a análise de dados foram, ao longo do último ano, as principais prioridades de investimento dos CIOs, sendo que, cada vez mais, as organizações ambicionam dotar-se de análises preditivas que lhes permitam agilizar as suas tomadas de decisões.

Neste contexto, esta é uma evolução clara no negócio das organizações, uma vez que o Business Intelligence lhes permite processar enormes volumes de dados, em rápido crescimento e em tempo real. Deste modo, todas as empresas que pretendem agir em conformidade com os dados, têm, efetivamente, de considerar, mais do que nunca, o processamento destes em tempo real.

Posto isto, como é que o Business Intelligence e o Big Data podem, realmente, apoiar o desenvolvimento dos negócios? Esta é primeira questão que qualquer gestor tem de colocar antes de avançar com qualquer implementação.

Estas soluções são um apoio fundamental para as decisões estratégicas de qualquer organização, independentemente do seu tamanho. Através do BI, as empresas e os seus respetivos gestores estão dotados de um conjunto de ferramentas e informações desenvolvidas para os apoiar no processo de tomada de decisão. Num mundo em que cada vez mais existe uma maior quantidade de dados, as organizações só conseguirão retirar partido destes se desenvolverem e implementarem uma estratégia de Big Data.

Desta forma, com o BI, as empresas, passam a dispor de um conjunto de dados tratados de forma automática, em tempo real e extremamente precisos. Entre as vantagens, pode ainda referir-se a possibilidade de gerar relatórios automáticos, e em qualquer lugar, com claros ganhos de produtividade já que permite aos colaboradores focarem-se nas suas próprias tarefas.

Mas, que vantagens traz esta solução para a minha organização? Como implemento uma solução de BI? O que deverei fazer para que o BI tenha resultados na minha organização? Estas são algumas das perguntas que os gestores tipicamente fazem quando pretendem obter mais informação sobre esta ferramenta e o seu impacto.

Em primeiro lugar, permite aceder a informação mais precisa, uma vez que com o software de BI torna-se possível acumular e monitorizar dados para que sejam úteis sempre que necessário, permitindo também que a tomada de decisão seja mais sólida, sendo este um aspeto crítico e uma das razões pelas quais muitos negócios falham.

Outro aspeto a considerar para perceber a relevância das soluções de BI são os resultados, dado que através deste software, as empresas conseguem monitorizar o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Com o BI poderá rastrear informação e aceder às partes que e quando necessita, sendo que este ajuda-o a atingir os seus objetivos organizacionais. Por fim, e não menos importante, é o ROI (Return on Investment), porque permite aceder a mais informação, informação mais fidedigna e relatórios mais rápidos levando a uma redução de custos, permitindo uma maior rapidez no retorno do investimento.

As soluções de BI são desenvolvidas para serem implementadas em qualquer tipo de organizações, PMEs e grandes empresas, na indústria (do setor têxtil ao automóvel), ou, por exemplo, na construção civil. Com o Business Intelligence a sua organização vai ser mais inteligente e com claros benefícios para a sua produtividade.

Prefere ter um negócio inteligente e de sucesso ou um insucesso? A escolha é sua.

 

João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

2 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

4 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

5 dias ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

6 dias ago

Portugueses desconhecem produção anual de resíduos electrónicos

O inquérito destaca quais as principais conclusões sobre o nível de conhecimento dos portugueses em…

1 semana ago

SAP Labs inaugura Centro de Experiência de Inteligência Artificial

O novo Centro irá oferecer uma experiência imersiva aos clientes SAP, suportada em IA.

1 semana ago