Torne os seus negócios inteligentes

 O Big Data, atualmente, é dos temas mais em voga, não só pela sua importância, mas também pelo impacto que tem em transformar os negócios das organizações. Quer pela quantidade de dados gerados diariamente, o que obriga a uma necessidade de os analisar, quer pelo facto de impulsionar novas oportunidades de negócio, ou seja, novos postos de trabalho e, consequentemente, riqueza para a economia.

A multiplicidade de dispositivos móveis usados, constantemente, a nível global, o número de operações que os utilizadores realizam através destes equipamentos ou até mesmo a pegada digital que deixam na internet e no social media, produz enormes quantidades de dados que, por si só, têm pouco valor. Desta forma, o grande desafio, para as organizações, nos próximos anos, passa por saber e conseguir retirar valor destes mesmos dados, transformando-os em insights relevantes para o seu negócio.

Estamos a aproximar-nos de um mundo, em tempo real, onde os dados são gerados de forma constante e permanecem relevantes apenas por um pequeno período de tempo. Um cenário desafiador para todos os gestores que têm de trabalhar com dados e saber extrair informação útil dos mesmos, o que se torna quase impossível se não possuírem as ferramentas mais adequadas e não definirem uma estratégia eficaz.

Em 2017, as organizações evoluíram bastante na forma como olham para o conceito de Business Intelligence (BI) e começam a entender a sua importância. Segundo a Gartner, o BI e a análise de dados foram, ao longo do último ano, as principais prioridades de investimento dos CIOs, sendo que, cada vez mais, as organizações ambicionam dotar-se de análises preditivas que lhes permitam agilizar as suas tomadas de decisões.

Neste contexto, esta é uma evolução clara no negócio das organizações, uma vez que o Business Intelligence lhes permite processar enormes volumes de dados, em rápido crescimento e em tempo real. Deste modo, todas as empresas que pretendem agir em conformidade com os dados, têm, efetivamente, de considerar, mais do que nunca, o processamento destes em tempo real.

Posto isto, como é que o Business Intelligence e o Big Data podem, realmente, apoiar o desenvolvimento dos negócios? Esta é primeira questão que qualquer gestor tem de colocar antes de avançar com qualquer implementação.

Estas soluções são um apoio fundamental para as decisões estratégicas de qualquer organização, independentemente do seu tamanho. Através do BI, as empresas e os seus respetivos gestores estão dotados de um conjunto de ferramentas e informações desenvolvidas para os apoiar no processo de tomada de decisão. Num mundo em que cada vez mais existe uma maior quantidade de dados, as organizações só conseguirão retirar partido destes se desenvolverem e implementarem uma estratégia de Big Data.

Desta forma, com o BI, as empresas, passam a dispor de um conjunto de dados tratados de forma automática, em tempo real e extremamente precisos. Entre as vantagens, pode ainda referir-se a possibilidade de gerar relatórios automáticos, e em qualquer lugar, com claros ganhos de produtividade já que permite aos colaboradores focarem-se nas suas próprias tarefas.

Mas, que vantagens traz esta solução para a minha organização? Como implemento uma solução de BI? O que deverei fazer para que o BI tenha resultados na minha organização? Estas são algumas das perguntas que os gestores tipicamente fazem quando pretendem obter mais informação sobre esta ferramenta e o seu impacto.

Em primeiro lugar, permite aceder a informação mais precisa, uma vez que com o software de BI torna-se possível acumular e monitorizar dados para que sejam úteis sempre que necessário, permitindo também que a tomada de decisão seja mais sólida, sendo este um aspeto crítico e uma das razões pelas quais muitos negócios falham.

Outro aspeto a considerar para perceber a relevância das soluções de BI são os resultados, dado que através deste software, as empresas conseguem monitorizar o cumprimento dos objetivos estabelecidos. Com o BI poderá rastrear informação e aceder às partes que e quando necessita, sendo que este ajuda-o a atingir os seus objetivos organizacionais. Por fim, e não menos importante, é o ROI (Return on Investment), porque permite aceder a mais informação, informação mais fidedigna e relatórios mais rápidos levando a uma redução de custos, permitindo uma maior rapidez no retorno do investimento.

As soluções de BI são desenvolvidas para serem implementadas em qualquer tipo de organizações, PMEs e grandes empresas, na indústria (do setor têxtil ao automóvel), ou, por exemplo, na construção civil. Com o Business Intelligence a sua organização vai ser mais inteligente e com claros benefícios para a sua produtividade.

Prefere ter um negócio inteligente e de sucesso ou um insucesso? A escolha é sua.