Data Science for Social Good realizou-se pela primeira vez em Portugal

O Data Science for Social Good (DSSG) é um programa de verão da Universidade de Chicago que se realizou este ano pela primeira vez na Europa, na Nova School of Business and Economics. O tema deste ano foi o desenvolvimento de um quadro de risco de pesca a partir de satélites e dados oceânicos.

Durante 3 meses, aspirantes a cientistas de dados analisaram bases de dados e desenvolveram soluções para problemas com grande impacto social, a pesca ilegal.

Trabalhando em estreita colaboração com governos e organizações sem fins lucrativos, nacionais e internacionais e com a colaboração do World Economic Forum (WEF), 3 fellows usaram tecnologias de Big Data e Analytics para ajudar um problema que afeta o mundo e a economia global.

Com recurso a imagens de satélite e dados de GPS, o DSSG em parceria com o WEF, a Spire, o Digital Globe e o Planet Labs, identificou e parou barcos que estavam a pescar ilegalmente.

“O trabalho do DSSG é construir soluções para os nossos oceanos, que antes não eram possíveis. (…) A criação de ferramentas como as desenvolvidas pelo DSSG, reforçam a declaração feita às NU de proteger o nosso planeta de técnicas de pesca excessiva e destrutiva“, referiu, em comunicado, o World Economic Forum.