SISCOG fornece empresa de comboios da Catalunha

A empresa portuguesa de desenvolvimento de software SISCOG, assinou contrato de fornecimento de um sistema de planeamento optimizado dos turnos de trabalho dos maquinistas dos Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC).

A FGC é uma empresa estatal na Catalunha responsável pelo transporte ferroviário dentro e à volta da cidade de Barcelona. A operadora utilizará um sistema da SISCOG baseado no seu produto CREWS que acelera e facilita a tomada de decisões relativas ao planeamento dos turnos de trabalho de cerca de 300 maquinistas de três das suas linhas ferroviárias. Esta ferramenta garante, de forma automática, o cumprimento das diferentes regras laborais e dos objectivos de gestão da empresa, ao mesmo tempo que permite realizar facilmente estudos e simulações de dimensionamento da sua operação.

A utilização do sistema permitirá à FGC criar planos de trabalho mais eficientes e reduzir a quantidade de tempo necessário para o planeamento de turnos, o qual é actualmente feito de forma manual.

Esta eficiência é possível graças ao optimizador incorporado no sistema, o qual oferece um leque muito alargado de critérios de optimização com a possibilidade de se definirem múltiplos objectivos. Este optimizador é dotado de algoritmos baseados em modelos de Investigação Operacional e Inteligência Artificial que lideram o estado-da-arte em matéria de optimização de tripulações.