Categories: CyberwarSegurança

Sistemas de hospital em Hollywood refém de piratas em ataque de ransomware

De acordo com vários meios noticiosos do sul da Califórnia, os piratas exigem o pagamento de cerca de 3,2 milhões de euros em moeda digital bitcoin para desbloquearem os sistemas. Os médicos e enfermeiros têm comunicado através de telefone e máquinas de fax. Vários doentes externos tiveram os seus tratamentos cancelados e houve também disrupções nas urgências do hospital, que esteve temporariamente encerrado aquando do ataque.

O problema foi reconhecido pelo presidente da instituição, Allen Stefanek, em declarações à NBC Los Angeles. O responsável indicou que o dia a dia dos doentes não está a ser afetado, mas estão a ser reportados vários casos que indicam o contrário. O hospital está a cooperar com o FBI e o departamento de polícia de Los Angeles, LAPD, na tentativa de descoberta da identidade dos atacantes. Uma equipa de peritos forenses especializados em crimes informáticos também está no terreno.

Sem acesso ao email nem à intranet, os médicos e enfermeiros não conseguem aceder ao histórico dos doentes, incluindo raios-X, tomografias, ressonâncias e outros registos digitais essenciais para o tratamento.

“A privacidade dos doentes não foi comprometida”, garantiu Stefanek. “Neste momento não temos indicações de que a informação de qualquer doente ou funcionário foi sujeita a acessos não autorizados ou extração por parte do atacante”, acrescentou o presidente e CEO do hospital.

O estado de emergência interna devido ao atacante foi acionado há dez dias, quando o departamento de TI se viu impossibilitado de resolver o problema.

O ransomware, um ataque em que os piratas tomam controlo dos sistemas e exigem um resgate para os devolverem à empresa ou instituição, é considerado um dos maiores perigos de segurança do momento. O número deste tipo de ataques duplicou em 2015 e a empresa de segurança ESET avisou que se trata de uma das maiores tendências de ataques este ano.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 dia ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

2 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

3 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

4 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

7 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 semana ago