Categories: Mobilidade

Sites mobile portugueses são dos mais lentos a carregar

O  estudo do Google analisou 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes e revela que, apesar de mais de 50% do tráfego ser actualmente mobile, os negócios não estão preparados para esta mudança.

De acordo com a informação do Google Data, o tempo médio de carregamento dos websites mobile na Europa é de cerca de 9,124 segundos, ou seja, muito longe das melhores práticas dos 3 segundos. É que, de acordo com a empresa, quando  quando se coloca um utilizador de mobile à espera entre 1 e 5 segundos a mais dessa marca, a probabilidade de saída é de 90%. 

A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo médio de 8,1 segundos enquanto que Portugal ocupa a 16ª posição, em que só a Turquia fica atrás. O tempo médio de carregamento de um site mobile no nosso país é de 10,2 segundos.

A nível do tipo de setor, os resultados globais revelam que os sites mais rápidos são os de classificados, com um tempo médio de carregamento de 8,14 segundos, seguido dos sites de Finanças, com 8,2 segundos. Entre os mais lentos estão os sites de retalho e do setor automóvel, com 10,3 segundos.

Quando se olha para os sites por segmento em Portugal, os com melhor desempenho são entretenimento e media e os classificados, com 7,5 segundos e 8,8 segundos, respetivamente.  De acordo com estudo, as piores prestações são dos sites ligados ao Governo e educação, com 12,8 segundos, sector automóvel, com 12 segundos, e retalho com 10,8 segundos. E nem a tecnologia se safa com os sites desse segmento a demorarem 10,4 segundos a carregar.

 

“Os resultados deste estudo deverão ser olhados com atenção. Atendendo que quase um em cada três compras on-line decorrem hoje no mobile é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar”, explica, em comunicado, Frederico Costa, Head of Agencies Google Portugal.

Para conhecer o desempenho de um website mobile, o Google disponibiliza uma ferramenta gratuita, o Test My Site, que permite obter um relatório com várias informações relevantes.

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago